Coreia do Norte lança míssil capaz de atingir território dos EUA

teste missil coreia do norte

O teste balístico norte-coreano já foi condenado pelos Estados Unidos e Coreia do Sul

No último dia 30 de janeiro, domingo, a Coreia do Norte lançou um foguete Hwasong-12 a partir de um local não informado, segundo a Agência Central de Notícias da Coreia do Norte (KCNA).


O foguete alcançou o espaço e tirou fotos do planeta Terra. O voo durou cerca de 30 minutos:

teste missil coreia do norte - KNCA
Imagens do teste de míssil da Coreia do Norte realizado em 30 de janeiro de 2022.
Créditos: KCNA / divulgação

O teste de foguete norte-coreano não foi divulgado, mas após rumores, foi confirmado pelas autoridades locais.


Segundo especialistas, o míssil Hwasong-12 voou por cerca de 30 minutos, percorrendo uma área de 800 km e atingindo uma altitude de 2.000 km. Ao chegar no espaço, uma câmera acoplada ao foguete tirou fotos da Terra vista do espaço.


Uma ameaça?

O foguete Hwasong-12 tem capacidade de atingir um alvo que esteja a 4,5 mil km, o que engloba Guam - um território estadunidense no Oceano Pacífico, conhecido como uma das maiores bases militares dos EUA.


O míssil balístico tem capacidade nuclear, ou seja, pode proteger uma ogiva nuclear das altas temperaturas que enfrenta durante a reentrada na atmosfera.

teste missil coreia do norte

Este foi o 7° teste bélico do país feito em janeiro de 2022, e o mais potente desde 2017. De acordo com especialistas, o teste serviu como um sinal de força política e bélica, e também para elevar os ânimos no país, já que segundo relatos, Kim Jon-un enfrenta uma grave crise alimentar nacional.

Além disso, a Coreia do Norte sofre constantemente sanções do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Outro fator que chamou a atenção foi de que o teste tenha sido realizado poucos dias antes do início das Olimpíadas de Inverno que acontecerá na China, e pouco antes das eleições presidenciais da Coreia do Sul, que vai ocorrer em março.



Imagens: (capa-divulgação) / KCNA / divulgação
02/02/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário