Mais de 1.000 fios misteriosos foram encontrados no centro da nossa Galáxia!

Mais de 1000 fios misteriosos foram encontrados no centro da nossa Galáxia!

Eles são inexplicáveis, mas podem estar ligados com o buraco negro supermassivo Sagittarius A*

Imagens feitas a partir do Observatório de Radioastronomia da África do Sul (SARAO), que levaram mais de três anos para serem feitas, revelam o núcleo da Via Láctea como nunca vimos antes. E uma das facetas mais intrigantes do anúncio foi de uma população de "fios misteriosos" no coração da Via Láctea.


A Northwestern University divulgou mais informações sobre esses fios estranhos. Já conhecemos esses fios desde a década de 1980, porém, a nova imagem mostra que há uma enorme população de fios, 10 vezes maior do que se pensava.

Alguns desses fios misteriosos se estendem por até 150 anos-luz de comprimento. Às vezes eles ocorrem em grupos, ou em pares. Às vezes se cruzam, e às vezes se curvam. Mas a pergunta é: o que eles são?


Fios Misteriosos da Via Láctea

Os astrônomos nunca esperavam encontrar esses fios, e nunca os vimos com tanta abundância e detalhes. Os astrônomos descartaram as supernovas como fonte dos filamentos estranhos, que são provavelmente de natureza magnética. Eles acham que esses filamentos magnéticos podem ter algo a ver com o buraco negro supermassivo central da Via Láctea - Sagittarius A*.

Fios misteriosos do centro da Vua Láctea
Imagem em mosaico feita pelo radiotelescópio MeerKAT da África do Sul, que registrou os fios misteriosos na região central da Via Láctea. Essa área abrange o equivalente a 30 Luas Cheias no céu.
Créditos: I Heywood / SARAO

Esse monstro de 4 milhões de massas solares que abriga o núcleo da nossa Galáxia pode estar relacionado com os estranhos fios observados. Outra hipótese seria das bolhas emissoras de rádio, também descobertas pela Universidade Northwestern em setembro de 2019.

Mesmo registro da imagem superior que mostra os fios misteriosos no centro da Via Láctea porém com legendas de estruturas conhecidas
Mesmo registro da imagem superior que mostra os fios misteriosos no centro da Via Láctea porém,
com legendas de estruturas conhecidas.
Créditos: Northwestern / SARAO / Oxford

Os pesquisadores acreditam que esses fios misteriosos são compostos por elétrons de raios cósmicos que giram pelo campo magnético próximo à velocidade da luz. Mas isso é apenas uma hipótese. A origem dos fios permanecem um grande mistério.

O novo estudo foi aceito para publicação no periódico The Astrophysical Journal Letters.


Antigos habitantes da Via Láctea

O astrofísico Farhad Yusef-Zadeh, da Universidade Northwestern, avistou os primeiros fios em 1984. "Há muito tempo estudamos filamentos individuais. Apenas examinar alguns filamentos torna difícil tirar qualquer conclusão real sobre o que são e de onde vieram", disse ele. "Agora, finalmente vemos o quadro geral – uma visão panorâmica repleta de uma abundância de filamentos. Este é um divisor de águas para aprofundar nossa compreensão dessas estruturas."


Esta é a primeira vez que conseguimos estudar as características dos filamentos. Ao estudar suas estatísticas, podemos aprender mais sobre as propriedades dessas fontes incomuns.

Imagem aproximada dos filamentos misteriosos
Imagem aproximada dos filamentos misteriosos.
Créditos: Northwestern / SARAO / Oxford

Se você fosse de outro planeta, por exemplo, e encontrasse uma pessoa muito alta na Terra, você poderia supor que todas as pessoas são altas. Mas se você fizer estatísticas em uma população de pessoas, poderá encontrar a altura média.

É exatamente isso que estamos fazendo. Podemos encontrar a força dos campos magnéticos, seus comprimentos, suas orientações e o espectro de radiação.


Eles estão tomando conta

A nova imagem do Observatório SARAO do coração da Via Láctea exigiu 200 horas do radiotelescópio MeerKAT na África do Sul. Os pesquisadores montaram um mosaico de 20 observações separadas de diferentes seções do céu mostrando o centro da Via Láctea, que fica a cerca de 25.000 anos-luz da Terra. O astrofísico da Universidade de Oxford, Ian Heywood, liderou a equipe que criou a nova imagem de rádio. Ela mostra muito mais do que apenas esses fios. A imagem mostra vários fenômenos, incluindo estrelas em erupção, berçários estelares e novos remanescentes de supernovas.

Imagem aproximada dos filamentos misteriosos
Imagem aproximada dos filamentos misteriosos.
Créditos: Northwestern / SARAO / Oxford


O que pode ser?

Em seu último artigo, Yusef-Zadeh e seus colegas exploraram as diversas respostas que poderiam elucidar o mistério desses estranhos filamentos. De acordo com eles, o mais provável é que os estranhos fios estejam relacionados à atividade passada do buraco negro supermassivo central da Via Láctea, em vez de explosões de supernovas.


Continua um mistério

Yusef-Zadeh confessa ter ficado muito intrigado com a forma como os filamentos são estruturados. Os filamentos dentro dos aglomerados são separados uns dos outros a distâncias perfeitamente iguais – aproximadamente a distância equivalente entre a Terra e o Sol.

Imagem aproximada dos filamentos misteriosos
Imagem aproximada dos filamentos misteriosos.
Créditos: Northwestern / SARAO / Oxford

Yusef-Zadeh e sua equipe também não sabem se os filamentos se movem ou mudam ao longo do tempo, ou como os elétrons são acelerados em velocidades tão incríveis. "Uma ideia é que existem algumas fontes no final desses fios que estão acelerando essas partículas.


Os pesquisadores estão atualmente identificando e catalogando cada um dos filamento com detalhes que incluem ângulo, curva, campo magnético, espectro e intensidade de cada filamento. Isso será publicado em um estudo futuro.



Imagens: (capa-SARAO) / I Heywood / SARAO / Northwestern / Oxford / divulgação
09/02/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário