Tá chovendo satélite! 40 Starlink são derrubados após pequena tempestade solar

40 satélites da SpaceX estão caindo na Terra

Lançamento de 49 satélites Starlink da SpaceX encontrou um sério problema algumas horas após chegarem no espaço

Atualmente, cerca de 40 satélites Starlink estão caindo do céu - o resultado surpreendente de uma "pequena" tempestade geomagnética. A confirmação veio através de um anúncio feito pela SpaceX ontem, 09 de fevereiro.


"Na quinta-feira, 3 de fevereiro, às 18h13 UTC, um foguete Falcon 9 lançou 49 satélites Starlink para a órbita baixa da Terra a partir do Complexo de Lançamento 39A (LC-39A) no Centro Espacial Kennedy, na Flórida. Infelizmente, os satélites que foram colocados no espaço na quinta-feira foram significativamente impactados por uma tempestade geomagnética na sexta-feira, 4 de fevereiro."


Dois dias antes do lançamento, uma Ejeção de Massa Coronal atingiu o campo magnético da Terra. Não foi um grande evento climático espacial, mas mesmo sendo um impacto fraco que não foi capaz de desencadear uma atividade geomagnética notável, ele foi suficiente para trazer grandes problemas para a SpaceX.

A Sociedade de Astronomia do Caribe capturou uma das reentradas acontecendo em Porto Rico no dia 7 de fevereiro:


Após algumas horas da chegada da Ejeção de Massa Coronal, a Terra passou pela rastro do material lançado pelo Sol, e algumas tempestades geomagnéticas de classe G1 (fracas) aconteceram. E uma dessas pequenas tempestades "atingiu" os satélites Starlink no dia 04 de fevereiro.

As tempestades geomagnéticas aquecem a atmosfera da Terra, fazendo com que ela se expanda consideravelmente, aumentando o arrasto e fazendo com que satélites que estão muito baixo, caiam com mais facilidade. É como se o nível de ar subisse e afogasse os satélites pra que a queda aconteça mais rapidamente. De acordo com a SpaceX, os dispositivos de GPS a bordo detectaram o arrasto atmosférico aumentando "até 50% mais do que durante os lançamentos anteriores".


"A equipe do Starlink executou um comando para que os satélites entrassem em modo de segurança, onde eles voariam de lado (como uma folha de papel) para minimizar o arrasto", disse a SpaceX em um comunicado. "Análises preliminares mostram que o aumento do arrasto nas baixas altitudes impediu que os satélites saíssem do modo de segurança para iniciar as manobras de elevação de órbita, e até 40 dos satélites voltarão ou já entraram na atmosfera da Terra".


A SpaceX diz que os satélites que caem representam risco zero de colisão com outros satélites e são completamente desintegrados na atmosfera durante a reentrada, o que significa que nenhum detrito orbital é criado e nenhuma parte do satélite atinge o solo.


Imagens: (capa-divulgação) / divulgação
10/02/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário