Flor encontrada em Marte? Curiosity encontra uma delicada estrutura no Planeta Vermelho

flor encontrada em Marte

A estrutura delicada pode ser explicada pela combinação de minerais com a água e não é evidência de vida

Uma formação microscópica diferente, menor que uma moeda, foi fotografada pelo rover Curiosity em Marte. O formato que lembra uma flor ou um coral, de acordo com especialistas, é na verdade de origem mineral.


A imagem que é na verdade um mosaico composto por seis fotos, foi feita pelo instrumento Mars Hand Lens Imager (MAHLI), acoplado ao fim do braço robótico do rover. Na imagem abaixo podemos ver a estrutura comparada a uma moeda:

Estrutura bizarra encontrada em Marte
Imagem em escala compartilhada no Twitter por Abigail Fraeman mostra uma moeda ao lado da estrutura encontrada em Marte.
Créditos: NASA / Abigail Fraeman / divulgação

Abigail Fraeman, vice-cientista do Curiosity, disse que a imagem mostra pequenas estruturas delicadas que se formam de minerais precipitados da água.

Essas formações são conhecidas como "aglomerados de cristais diagenéticos". Diagenético indica uma recombinação de minerais, que forma aglomerados tridimensionais.


Formações desse tipo já foram encontradas anteriormente. Elas ficam presas nas rochas e são liberadas ao longo do tempo a partir da erosão marciana.

A estrutura recém encontrada pelo rover Curiosity, no entanto, parece ser resistente aos processos erosivos.



Pareidolia em Marte (e suas várias formas)

Pareidolia é o nome dado ao fenômeno que faz com que nosso cérebro associe padrões aleatórios com formas conhecidas. É a pareidolia que explica os diversos animais que podemos encontrar nas nuvens, por exemplo.

A pareidolia está presente nas imagens marcianas e costuma chamar muito a nossa atenção já que estamos falando de registros feitos em outro planeta. Muitas dessas pareidolias marcianas já foram responsáveis até mesmo por publicações precipitadas de "possível detecção de vida fora da Terra".

Recentemente, um estudo publicado por William Romoser, da Universidade de Ohio, nos EUA, afirmou ter encontrado "provas fotográficas" de que seres vivos em Marte, que seriam parecidos com insetos e répteis. As constatações foram feitas após a liberação de imagens do Planeta Vermelho feitas pela NASA.

Imagem da Região Cydonia obtida pela Viking 1 lançada pelo NASA - JPL em 25 de Julho de 1976
Imagem da Região Cydonia obtida pela Viking 1 lançada pelo NASA em 25 de Julho de 1976.
Créditos: NASA / JPL-Caltech

Outro caso que chamou a atenção foi quando imagens dos rovers Perseverance e Curiosity mostraram estranhas estruturas que de acordo com alguns pesquisadores seriam evidência de fungos em Marte.

Até hoje, todas as "evidências de vida" em Marte, sobretudo aquelas feitas com base em registros fotográficos, não foram confirmadas. Pelo contrário. Algumas foram até mesmo ridicularizadas, afinal de contas, em todos os cantos, explicações geológicas foram muito mais aceitas e sustentáveis de forma científica. A pareidolia pode nos enganar (e muito!).


Imagens: (capa-NASA) / NASA / JPL-Caltech / Abigail Fraeman / divulgação
03/03/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

3 comentários:

  1. Não seria melhor rebaterem hipóteses com argumentos válidos? A ridicularização, quando usada para rebater uma hipótese, só leva a reforçar a aura de veracidade em torno da mesma.

    ResponderExcluir
  2. A ridicularização só leva a maior polarização no conspiracionismo e a não aceitação do método científico, um grande atraso.

    ResponderExcluir
  3. Esse site perdeu totalmente a credibilidade. Virou click n' bait.

    ResponderExcluir