2 asteroides recém descobertos passando muito perto - um tem chance de impacto

asteroides muito perto da Terra

Poderia ter sido o Chelyabinsk de 2022, mas não houve colisão com a Terra

No dia 27 de fevereiro, um asteroide que posteriormente foi intitulado 2022 DO3 foi visto pela primeira vez. A rocha espacial de cerca de 15 metros de diâmetro já estava fazendo sua máxima aproximação com a Terra, que ocorreu por volta das 05:13 UTC. Por pouco esse asteroide que tem praticamente o mesmo tamanho do asteroide de Chelyabinsk, não colidiu com a Terra.


Foi calculado o risco de impacto do asteroide 2022 DO3 para os próximos 100 anos, e o risco cumulativo de impacto é de 1 em 100.000. Isso significa que há uma chance de 0,0010% desse asteroide de 15 metros atingir a Terra em algum momento dentro de um século. A chance de não ocorrer uma colisão é de 99,999%.


Um dia antes, em 26 de fevereiro de 2022, um outro asteroide de 32 metros foi descoberto. Nomeado 2022 DQ2, esse asteroide passou mais distante, a cerca de 1,2 vezes a distância da Lua, e sua máxima aproximação está ocorrendo agora em 28 de fevereiro de 2022.

Para este segundo asteroide, não há chance de colisão, apesar de ainda não conhecermos sua órbita com grande precisão.

Confira a órbita desses dois asteroides:


A cada dia, novos asteroides são descobertos. Até o momento, para o mês de março, o asteroide que mais se aproximará do nosso planeta é o 2022 DY2, que amanhã, 1 de março, estará passando a pouco mais de 1 distância lunar. Esse asteroide tem 7 metros de diâmetro, e como percebemos, não há qualquer risco de colisão com o nosso planeta.


Como dito anteriormente, a cada dia novos asteroides são descobertos, e com certeza, o asteroide 2022 DY2, apesar de ser o asteroide "conhecido" que fará a maior aproximação com a Terra em março de 2022, não deve ser o asteroide a realmente fazer a maior aproximação do mês com o nosso planeta.

Fiquem ligados para novas descobertas a qualquer momento.


Imagens: (capa-ilustração) / divulgação
28/02/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário