Meteoro super brilhante explode nos céus do Rio de Janeiro - Vejam o vídeo

Meteoro super brilhante explode nos céus do Rio de Janeiro - Vejam o vídeo

Após algumas semanas de céus nublados, finalmente temos um lindo meteoro para dar início à temporada de chuvas de meteoros 2022

Na noite dessa segunda-feira, 07 de março de 2022, às 22h30 pelo horário de Brasília, um meteoro muito brilhante riscou os céus da região Serrana do Rio de Janeiro. Câmeras do projeto EXOSS registraram o fenômeno.


As imagens foram feitas por câmeras do projeto EXOSS operadas pelo associado Jorge Maiworm e pelo coordenador do projeto, Marcelo de Cicco.


O projeto EXOSS trabalha em parceria com o projeto CAMS/SETI da NASA, em busca de meteoros ao redor de todo o globo. O projeto EXOSS registra os céus do Brasil, com diversas câmeras espalhadas em todo o território nacional.


O que causou essa bola de fogo?

Provavelmente essa bola de fogo foi gerada por um fragmento de asteroide ou cometa, que ao encontrar com a atmosfera da Terra, queimou e produziu o meteoro super brilhante.


Quando temos um brilho como vimos no Rio de Janeiro dessa vez, o meteoro pode ser categorizado como bólido, ou bola de fogo. Os fragmentos que produzem os bólidos são um pouco maiores, do tamanho de uma maça ou maior.


Possivelmente não houve a queda de meteorito neste evento, mas ainda existe uma chance de algum fragmento menor ter sobrevivido à entrada na atmosfera.

Se você também viu este meteoro, deixe seu relato em exoss.imo.net - isso ajuda e muito no estudo de meteoros no Brasil.

E vale lembrar que em breve começa a temporada de chuvas de meteoros, com o pico da chuva Líridas 2022 que acontecerá em 21 de abril. Fiquem ligados pois teremos transmissão ao vivo em nosso canal.

Desejamos bons céus e excelentes observações a todos!


Imagens: (capa-EXOSS) / EXOSS / divulgação
08/03/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário