Guerra Chega no Espaço - o Fim de Uma Era na Exploração Espacial

Guerra Chega no Espaço - o Fim de Uma Era na Exploração Espacial

A tensão entre Rússia e EUA - as maiores potências na exploração espacial - fica cada vez mais sólida, e a situação não é nada otimista

24 de Fevereiro de 2022 - Rússia invade a Ucrânia e causa tensão no mundo inteiro. Cinco dias antes, o foguete Antares estava sendo lançado com a Cápsula de Carga Cygnus para suprimentos da Estação Espacial Internacional. O foguete Antares é uma construção dos EUA com a Ucrânia, com motores russos e componentes de toda a Europa. É fácil perceber que a exploração espacial seria fortemente atingida.


A Roscosmos deixou de fazer lançamentos da nave Soyuz a partir de Kourou, na Guiana Francesa. Em uma entrevista, Dmitry Rogozin, da Agência Espacial Russa disse: "Numa situação como essa, não podemos fornecer aos Estados Unidos os melhores motores de foguete do mundo. Deixe-os voar em outra coisa, suas vassouras, não sei o quê"

Desde 2011 que as naves Soyuz eram lançadas a partir da Guiana Francesa. E quando elas voltarão a ser lançadas de lá?

Lançamento da nave Soyuz com lote de satélites OneWeb
Lançamento da nave Soyuz com lote de satélites OneWeb.
Créditos: divulgação

Alguns dias antes, a Rússia ameaçou derrubar a Estação Espacial Internacional caso as sansões prejudiquem muito o país de Putin. Estamos perdendo o controle? Ou já perdemos e só percebemos agora?


A tripulação atual da ISS conta com com astronautas norte-americanos, um astronauta alemão e dois cosmonautas russos. Mas até quando essa sensação de paz no espaço irá perdurar?

Expedição 66 na Estação Espacial Internacional
Expedição 66 na Estação Espacial Internacional. Da esquerda para direita: Raja Chari e Thomas Marshburn (NASA),
Matthias Maurer (ESA), Anton Shkaplerov e Pyotr Dubrov (ROSCOSMOS)
e Kayla Barron e Mark Vande Hei (NASA).
Créditos: divulgação

No próximo dia 18 de março, um lançamento da nave Soyuz está programado para enviar três cosmonautas russos à ISS. No dia 30 de março, o astronauta estadunidense Mark Vande Hei deve retornar com uma nave Soyuz à Terra. Esses dois eventos irão nos dizer muito sobre o futuro da exploração espacial.

Quando a Rússia sofreu sansões (muito amenas em comparação com as sansões atuais) em 2014, quando investiu contra a Criméia, Dmitry Rogozin pediu que os americanos enviassem seus astronautas ao espaço com um trampolim, mas naquela época, todos eram completamente dependentes da Rússia para lançamentos tripulados. Hoje, os EUA têm a Crew Dragon da SpaceX. A ESA (Agência Espacial Europeia) em breve contará com o Vega C (que levará a cápsula Spacerider) e o Ariane 6, que substituirá o foguete Ariane 5, com capacidade para envio de satélites e missões espaciais.

A inglesa OneWeb, que lança satélites para criação de uma internet global (competindo com o Starlink da SpaceX) não está tendo seus lançamentos conforme programados. Sim, era a Rússia que os enviava ao espaço.

E não é de hoje que a Rússia anuncia sua saída da ISS para meados de 2024. Por outro lado, China e Rússia pretendem se aliar para a formação da ILRS (International Lunar Research Station).

ILRS - International Lunar Research Station
Ilustração artística mostra como poderia ser a base lunar ILRS - International Lunar Research Station.
Créditos: divulgação

O impacto nas missões interplanetárias já está aí: a missão da ESA, a ExoMars Rosalind Franklin não será mais lançada em 2022, e a missão Venera-D da NASA também não está mais na mesa, pois a Rússia já afirmou que não irá colaborar. Sim, elas também dependem de lançamento russo.

Quando estávamos no auge da Guerra Fria, em 1963, foi assinado um tratado para banir testes nucleares na atmosfera, no espaço e nos oceanos. Rússia e EUA assinaram. Em 1967, foi a vez do Tratado do Espaço Sideral, que estabelece os limites da exploração espacial pacífica.

Em 19 de julho de 1975, os astronautas norte-americanos Tom Stafford, Vance Brand e Deke Slayton se encontraram com os cosmonautas russos Aleksey Leonov and Valeriy Kubasov. O encontro aconteceu com a abertura da escotilha. Os astronautas americanos haviam chegado na Estação Espacial com ajuda dos russos com a nave Soyuz. O aperto de mãos entrou para a história, com a frase:

"Quando abrimos essa escotilha no espaço, também estamos abrindo aqui na Terra uma nova era na história do homem."

Seria agora, então, o fim dessa 'Era de Paz'?



Imagens: (capa-NASA) / divulgação
08/03/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

2 comentários:

  1. Tomara que não. Penso que o povo Russo não compactua com essa invasão da Ucrânia. A Russia foi o povo que mais sofreu baixas em todas as guerras. Duvido que v~~ao tolerar a perda de jovens inocentes por causa de uma ambição política e de poder. Russia e Ucrânia poderiam viver em paz e se fortalecer juntos. Incrível o Putim não enxergar que uma Ucrânia fazendo parte da União Europeia abre novos mercados e fortalece toda a região, beneficiando a própria Rússia. Pensou pequeno e russos e ucranianos pagarão por sua delinquência.

    ResponderExcluir
  2. Great post. Articles that have meaningful and insightful comments are more enjoyable. 바둑이사이트넷

    ResponderExcluir