Simulação mostra como carro é esmagado na gravidade de diferentes planetas do Sistema Solar

carro sendo esmagado em outros planetas do sistema solar

A gravidade dos planetas esmagando um carro simula condições reais do Sistema Solar

A gravidade está presente em nossa vida aqui na Terra o tempo todo, claro, mas raramente paramos para pensar sobre isso. E quando vemos algum filme, ou lemos algo sobre outros planetas, nem sempre nos damos conta das dificuldades que teríamos apenas por causa da gravidade!


E repare que na simulação abaixo nem foi considerado todos os outros inúmeros desafios de qualquer missão espacial...

Vale lembrar também que a simulação postada pelo usuário u/asianj1m no Reddit, não levou em conta as temperaturas e o fato de alguns planetas, como Júpiter e Saturno nem mesmo apresentarem uma superfície sólida onde o carro pudesse se apoiar.


De qualquer forma, é muito interessante saber como seria se apenas pudéssemos criar as condições de gravidade de alguns locais aqui mesmo em nosso planeta.

Na simulação, começando pela Terra, e derrubada um carga de 1 tonelada sobre um carro. Nada que não nos pareça bem comum, afinal já estamos acostumados com a gravidade do nosso planeta. Mas o que aconteceria se essa mesma carga de madeira caísse em um carro na gravidade da Lua?


Na simulação vemos que quando aplicamos a gravidade correspondente a Júpiter, o próprio carro já é prensado no chão antes mesmo de ser esmagado pela carga, só pela força dessa gravidade quase triplicada.

Já no pequeno planeta anão Plutão, uma tonelada pesaria apenas 110kg, o que causaria ainda menos dano do que na nossa Lua. 


E finalmente, como já podíamos imaginar, no Sol os efeitos são elevados exponencialmente, e vemos que aquele efeito do carro sozinho já ser esmagado é ainda maior. E quando vem a carga de madeira, a destruição é radical, parecida com aquelas prensas hidráulicas usadas em desmanches de automóveis.

Claro todas essas simulações servem apenas como meras demonstrações práticas, que nos deixa mais claro como seriam as condições em alguns objetos do nosso Sistema Solar de uma forma que nos pareça mais simples e clara. E falando sobre gravidade e peso em outros mundos, no site Curto e Curioso podemos ver uma simulação do quanto você pesaria em outros planetas.

E enquanto não chegamos a novos mundos, continuamos a planejar novas missões e imaginar novas descobertas com simulações que sempre nos surpreendem ao revelar toda a grandeza e poder do Universo.  


Imagens: (capa-Reddit) / ilustração / divulgação
14/03/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Um comentário:

  1. Isso me lembra os bons tempos do Carmageddon, gravidade lunar e gravidade de Júpiter.

    ResponderExcluir