NASA confirma - Cometa Bernardinelli-Bernstein é o maior cometa já visto até hoje!

maior cometa já visto bernardinelli-bernstein

Com 130 km de diâmetro de núcleo, o cometa C/2014 UN271 se torna o maior cometa já visto até hoje

O cometa C/2014 UN271 (Bernardinelli-Bernstein) é o maior cometa já visto até hoje, em toda a história da Astronomia! A confirmação veio através de um comunicado da NASA, após o Telescópio Espacial Hubble observar o cometa gigantesco.


Seu tamanho assustador de 129 km de diâmetro mostra que o cometa Bernardinelli-Bernstein é cerca de 50 vezes maior do que a média dos cometas já vistos até hoje.


O detentor do recorde anterior de maior cometa já avistado era de C/2002 VQ94. Detectado em 2002, esse cometa tem cerca de 96 km de diâmetro, agora ocupando o segundo lugar no ranking dos maiores cometas já vistos.


Ele vem em nossa direção?

Viajando a uma velocidade de 35.405 km/h, o cometa C/2014 UN271 chegará a cerca de 1,6 bilhão de km da Terra quando ele fizer sua máxima aproximação em 2031. Não há qualquer risco de colisão, pois apesar do cometa ter praticamente 130 quilômetros de diâmetro, ele passará bem longe do nosso planeta.

Cometa Bernardinelli-Bernstein - o maior cometa já visto confirmado pelo Hubble
Cometa C/2014 UN271 (Bernardinelli-Bernstein) - o maior cometa já visto confirmado pelo Hubble.
À esquerda temos a imagem feita pelo Hubble; no centro o modelo
de computador recria sua coma e à direita temos o núcleo separado da coma.
Créditos: NASA / ESA / Man-To Hui / Macau University of Science and Technology / David Jewitt / UCLA / Alyssa Pagan / HST

O cometa Bernardinelli-Bernstein foi descoberto em 2014, porém, com dados de 2010. Pedro Bernardinelli e Gary Bernstein reviraram arquivos de observação do Dark Energy Survey, do Observatório Inter-Americano de Cerro Tololo, no Chile, e perceberam que havia um objeto ali que provavelmente não era apenas um asteroide.

O brilho intenso apesar da distância em que o objeto se encontrava, dava a entender de que não era algo pequeno. Mas só agora é que temos a confirmação de seu tamanho real - 129 km!


Atualmente o Cometa Bernardinelli-Bernstein está a cerca de 3,2 bilhões de km, e em 2031, quando ele fizer sua máxima aproximação com a Terra e o Sol, ele deve chegar a 1,6 bilhão de km de distância. Não há qualquer risco de colisão com o nosso planeta (ainda bem!).

A observação do cometa Bernardinelli-Bernstein com o Hubble foi feita em 08 de janeiro de 2022, liderada por Man-To Hui, pesquisador da Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau.

Comparação de tamanho dos maiores cometas já descobertos
Comparação de tamanho dos maiores cometas já descobertos.
Créditos: NASA / ESA / Zena Levy         /         Tradução: Galeria do Meteorito

Para ele, o grande desafio foi diferenciar o núcleo do cometa de sua coma - aquele material volátil que forma uma espessa "atmosfera" em torno do cometa.


Ao comparar as observações do Hubble com as do ALMA (Atacama Large-Millimiter Array), ele puderam diferenciar a coma de seu núcleo e estimar com precisão seu tamanho.

O cometa Bernardinelli-Bernstein vem de muito, muito longe. Durante o afélio (máxima distância do Sol), ele chega a meio ano-luz de distância de nossa estrela. Estima-se que ele esteja viajando há cerca de 3 milhões de anos para finalmente chegar nessa grande aproximação de 2031.



Imagens: (HST) / NASA / ESA / Man-To Hui / Macau University of Science and Technology / David Jewitt / UCLA / Alyssa Pagan / HST / Zena Levy 
15/04/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário