Explosão Solar intensa é seguida por Ejeção de Massa Coronal - teve blecaute de rádio!

explosão solar de classe X1 em abril de 2022

O Sol está cada vez mais ativo, e essa atividade intensa pode ser só uma prévia do que teremos nessa semana

No dia 17 de abril, às 03:34 UTC, duas regiões ativas intituladas AR2993 e AR2994 (antigas AR2975 e AR2976), produziram uma explosão de radiação intensa de classe X1 - forte o suficiente para causar um blecaute de rádio em todo o lado diurno da Terra.


As explosões solares vão de classe A, B. C, M e X, sendo a classe A quase imperceptível, e a classe X a mais intensa de todas). O Observatório Solar Dynamics (SDO) registrou o flare intenso:

Flare de classe X em 17 de abril de 2022
Flare de classe X em 17 de abril de 2022.
Créditos: SDO / NASA

No mapa abaixo vemos o blecaute de rádio na faixa dos 30 MHz que atingiu todo o lado diurno da Terra.

Mapa de blecaute de rádio ocorrido em 17 de abril de 2022
Mapa de blecaute de rádio ocorrido em 17 de abril de 2022.
Créditos: NOAA / SWPC Boulder

Logo em seguida, após esse intenso flare solar de classe X1, a mesma região ativa produziu uma forte ejeção de massa coronal (CME) que foi registrada pelo Observatório Solar e Heliosférico (SOHO). Por sorte, essa ejeção de massa coronal não deve atingir a Terra.


Prever exatamente quando serão as próximas erupções solares é impossível, mas com base na recente atividade somada a quantidade de manchas solares, podemos ter uma noção de quando podemos ter uma atividade intensa ou não.


O observatório STEREO A registrou uma nova região ativa que deve emergir do limbo nordeste do disco solar nos próximos dias. De acordo com especialistas, essa semana tem tudo para ser bastante intensa com relação à atividade solar, e novas explosões de radiação intensas são esperadas, assim como ejeções de massa coronal que dentro de alguns dias, podem ser direcionadas para a Terra.



Imagens: (capa-SDO) / SDO / NASA / NOAA / SWPC Boulder
18/04/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário