Objeto interestelar explodiu sobre a Terra revelam dados secretos do governo dos EUA

Objeto interestelar caiu na Terra em 2014

'Oumuamua agora se torna o segundo objeto interestelar já descoberto

Uma bola de fogo que atravessou os céus de Papua Nova Guiné em 2014 era na verdade um objeto em movimento rápido que veio de outro sistema estelar, de acordo com um memorando recente divulgado pelo Comando Espacial dos EUA (USSC).


O objeto - um pequeno asteroide de apenas cerca de 0,5 metro de diâmetro - atingiu a atmosfera da Terra em 8 de janeiro de 2014, depois de viajar pelo espaço a mais de 210.000 km/h. Essa velocidade excede muito a média de velocidade de asteroides que orbitam dentro do Sistema Solar, de acordo com um estudo de 2019.

Esse estudo de 2019 diz que a velocidade desse pequeno asteroide, juntamente com sua trajetória hiperbólica, prova com 99% de certeza que "o objeto tem origem muito além do nosso Sistema Solar, possivelmente do interior de um sistema planetário do espesso disco da Via Láctea", disseram os autores do estudo.


Apesar da quase certeza, o artigo nunca foi revisado por pares ou publicado em uma revista científica, pois alguns dados necessários para verificar os cálculos foram considerados "sigilosos" pelo governo dos EUA.


Agora foi confirmado

Cientistas da USSC confirmaram oficialmente as descobertas da equipe. Em um memorando datado de 1º de março e compartilhado no Twitter em 6 de abril, o tenente-general John E. Shaw, vice-comandante do USSC, escreveu que a análise de 2019 da bola de fogo foi "suficientemente precisa para confirmar uma trajetória interestelar."

Documento oficial do Comando Espacial dos EUA confirma objeto interestelar que caiu na Terra em 2014
Documento oficial do Comando Espacial dos EUA confirma objeto interestelar que caiu na Terra em 2014.
Créditos: USSC / divulgação

Essa confirmação retroativa faz do meteoro de 2014 o primeiro objeto interestelar já detectado em nosso Sistema Solar, acrescentou o memorando.

A detecção do objeto antecede a descoberta de 'Oumuamua - o que até agora era considerado o primeiro objeto interestelar já descoberto. Ao contrário do meteoro de 2014, 'Oumuamua foi detectado longe da Terra e já está saindo do Sistema Solar, de acordo com a NASA.

Amir Siraj, astrofísico teórico da Universidade de Harvard e principal autor do artigo de 2019, disse ainda que pretende publicar o estudo original, para que a comunidade científica possa continuar de onde ele e seus colegas pararam. Como o meteoro riscou os céus sobre o sul do Oceano Pacífico, é possível que fragmentos do objeto tenham caído na água e, desde então, estejam depositados no fundo do mar.


Embora localizar esses restos de detritos interestelares possa ser uma tarefa quase impossível, Siraj disse que já está consultando especialistas sobre a possibilidade de montar uma expedição para recuperá-los.

"A possibilidade de obter o primeiro pedaço de material interestelar é empolgante o suficiente para verificar isso minuciosamente e conversar com todos os especialistas mundiais em expedições oceânicas para recuperar meteoritos", disse Amir Siraj.


Imagens: (capa-ilustração) / USSC / divulgação
13/04/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Um comentário:

  1. Boa tarde ! Tenho uma rocha que acredito ser um meteorito. Como posso identificar?

    ResponderExcluir