Bola de fogo faz a terra tremer em Goiás - provável queda de meteorito próximo de Brasília

bola de fogo goiás

Bola de fogo e estrondo com tremor assustaram moradores de Goiás, no centro-oeste brasileiro

Nesse sábado, 09 de abril, um bólido (meteoro super brilhante) riscou os céus de Goiás deixando moradores assustados por volta das 22h16 do horário local.


Os vídeos feitos pelos locais mostram dois grandes flashes de luz e fragmentação visível do objeto que, ao que tudo indica, se tratava de um pequeno asteroide. Estimar o tamanho da rocha espacial é muito difícil, pois depende muito de sua composição, porém, ela deveria ter em torno de 3 metros de diâmetro, aproximadamente.

Por conta das explosões verificadas e da clara fragmentação, é quase certeza de que alguma parte dessa rocha espacial resistiu à queima na atmosfera e tenha caído na forma de um meteorito.


Moradores que presenciaram a passagem do bólido relataram um forte clarão maior que o da Lua Cheia, estrondo de explosão e até mesmo tremores de terra. Esse grande meteoro foi visto de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis.

O cantor Daniel Basile estava em casa com sua namorada Sarah, quando viu o meteoro. "Quase não consegui falar e mostrá-lo de tanta empolgação. Até engasguei. Foi quando minha namorada conseguiu pegar o celular e filmar para nossa sorte. Durou uns dez segundos", disse ele.


Curiosamente, no mesmo dia 09 de abril, um asteroide intitulado 2022 GF3 de aproximadamente 9 metros de diâmetro, fez sua máxima aproximação com a Terra, passando mais próximo do que a Lua. Esse asteroide foi descoberto apenas algumas horas antes dessa máxima aproximação com a Terra.

Apesar da coincidência, não há indícios de que os dois eventos tenham qualquer ligação direta.

Se você viu esse meteoro, é muito importante deixar o seu relato em https://exoss.imo.net/  para ajudar na conclusão de sua trajetória e na determinação do possível local da queda do meteorito.


Imagens: (capa-divulgação) / divulgação
12/04/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

2 comentários: