AO VIVO: Eclipse Solar Parcial de 30 de Abril de 2022

eclipse solar parcial 30 de abril de 2022

Se preparem para o 1° eclipse solar de 2022!

Hoje, dia 30 de abril de 2022, acontece o primeiro eclipse solar de 2022, e se você está ansioso(a) para acompanhar esse evento imperdível, você chegou no lugar certo.



Transmissão ao vivo - Eclipse Solar Parcial de 30 de Abril de 2022

Às 16h00 pelo horário de Brasília, começa a nossa transmissão ao vivo, com imagens em tempo real do Eclipse Solar Parcial - quando parte do disco solar será abocanhado pela Lua.

A live acontece em nosso canal no Youtube, mas também estará disponível logo abaixo:


Para participar do chat ao vivo e tirar suas dúvidas comigo (Richard), clique no vídeo para ser redirecionado ao youtube, e assim, habilitar o bate-papo ao vivo.


O Eclipse de 30 de abril será visível do Brasil?

Em teoria, sim. Porém, apenas o extremo sul do Brasil poderá ver este eclipse parcialmente. Em Alegrete, no Rio Grande do Sul (um dos poucos locais que poderá observar o eclipse de 30 de abril aqui no Brasil) apenas 2% do disco solar será encoberto pela Lua.

Por outro lado, em alguns locais da Argentina e do Chile, mais de 50% do disco solar será encoberto - estes são os melhores locais de observação do globo.

Para saber mais sobre o Eclipse Solar Parcial de 30 de abril clique aqui e confirma nossa matéria especial.


E vale ressaltar: nunca olhe para o Sol sem uma proteção adequada. Observar o Sol pode trazer danos irreversíveis à sua visão. Utilize óculos especiais para observação solar, ou óculos de soldador. Se for observar o Sol através de telescópios ou binóculos, o cuidado deve ser redobrado, pois os danos ao globo ocular podem ser ainda mais severos. Utilize apenas telescópios ou binóculos com filtro solar acoplado na saída do equipamento, e nunca na ocular.

Na ilustração acima, veja o local exato em que o filtro solar (próprio para uso em telescópios) deve ser acoplado. Nunca utilize "supostos filtros solares" cujo local de acoplagem fica entre o instrumento ótico e o seu olho. Créditos: Galeria do Meteorito
Na ilustração acima, veja o local exato em que o filtro solar (próprio para uso em telescópios) deve ser acoplado.
Nunca utilize "supostos filtros solares" cujo local de acoplagem fica entre o instrumento ótico e o seu olho.
Créditos: Galeria do Meteorito

E não se esqueçam - no dia 16 de maio acontece o Eclipse Lunar Total que será visível de todo o Brasil! Teremos transmissão ao vivo do Eclipse Lunar Total de 16 de Maio também em nosso canal no Youtube. Clique em definir lembrete para ser notificado(a).

Desejamos bons céus e excelentes observações a todos!


Imagens: (capa-divulgação) / divulgação
30/04/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Um comentário: