Outra explosão solar - agora ainda mais intensa!

explosão solar de classe X2 em 20 de abril de 2022

Nessa semana o Sol está dando seu ar da graça, e a atividade não parece estar diminuindo

Hoje, 20 de abril, às 03:57 UTC, o Sol produziu uma erupção solar de classe X2.2 - ainda mais intensa do que a observada nesse final de semana (que foi de classe X1).


As explosões solares de radiação são divididas em 5 níveis: A, B, C, M e X, sendo cada nível dez vezes mais intenso que o anterior. As explosões solares de classe X são as mais intensas.

Essa explosão solar ocorreu quando era dia na Austrália e no sudeste da Ásia - e foi lá que ocorreu um blecaute de rádio intenso na frequência abaixo de 30 MHz. Pilotos, operadores de rádio e marinheiros reportaram estática excessiva no momento em que a Terra foi atingida por essa onda de radiação solar.

A Força Aérea dos EUA reportou também um fenômeno chamado "rajada de radiação solar do tipo II", quando a comunicação é perdida e substituída por som de estática por alguns minutos. Operadores de rádio em terra também reportaram o mesmo fenômeno em todo o lado diurno do planeta.

Explosão solar de classe X2 em 20 de abril de 2022 às 0357 UTC
Explosão solar de classe X2.2 registrada em 20 de abril de 2022 às 03:57 UTC.
Créditos: NASA

Vale ressaltar que a explosão de classe X2.2 provavelmente foi muito mais intensa, pois ela ocorreu já na parte escondida do limbo sudeste do disco solar. Na região oculta, sua intensidade deve ter chegado em níveis muito mais elevados.

Essa explosão solar foi seguida por uma Ejeção de Massa Coronal, registrada pelo Observatório Solar e Heliosférico da NASA (SOHO):


Essa rajada de material solar não irá atingir a Terra pois foi direcionada para uma região muito distante da nossa.

E  toda essa atividade veio de uma região que não estava chamando muito a atenção dos especialistas. As regiões ativas mais preocupantes são as AR2993, AR2994 e a nova AR2995, que estão no sentido oposto do disco solar. Essas regiões ativas têm atividade intensa e a cada dia estão ficando cada vez mais apontadas pra Terra - o que significa que ainda nessa semana, qualquer Ejeção de Massa Coronal vindo dessas regiões serão direcionadas para a Terra, o que pode desencadear efeitos severos de tempestade solar.


Imagens: (capa-SDO) / SDO /  NASA / NOAA / SWPC Boulder
20/04/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário