Asteroide 50x maior que o Cristo Redentor se aproxima da Terra em 27 de maio de 2022 - Conheça 1989 JA

asteroide 1989 JA perto da Terra em 27 de maio de 2022

Essa deve ser a aproximação do maior asteroide com a Terra em 2022

Na próxima sexta-feira, 27 de maio, o asteroide intitulado 1989 JA (7335) estimado em 1,8 km de diâmetro (1km em outras fontes) fará sua máxima aproximação com a Terra.


Se compararmos o asteroide 7335 com outros objetos conhecidos, podemos dizer que ele pode chegar 50x o tamanho do Cristo Redentor, ou 6x o tamanho da Torre Eiffel. Sim, é um asteroide gigantesco, de dar medo pelo seu tamanho! Mas será que ele representa uma ameaça para o nosso planeta Terra?


Apesar de ser classificado como um PHA (Asteroide Potencialmente Perigoso), o asteroide 1989 JA passará a mais de 10x a distância da Lua durante sua máxima aproximação no dia 27 de maio de 2022 às 11:26 pelo horário de Brasília.

Comparação de tamanho do asteroide 1989 JA com o Morro do Corcovado no Rio de Janeiro
Comparação de tamanho do asteroide 1989 JA com o Morro do Corcovado no Rio de Janeiro.
Créditos: Richard Cardial / Galeria do Meteorito

E sim, conhecemos muito bem sua trajetória, afinal, ele foi descoberto em 01 de maio de 1989, e no total já foram mais de 1.500 observações oficias para calcular sua órbita com precisão. Serão mais de 4 milhões de quilômetros que irão separar o gigante asteroide 7335 da Terra em 27 de maio.

Com uma órbita de 2,3 anos, e uma rotação de 12 horas, este é um dos asteroides que chama a atenção, sobretudo, pelo seu tamanho absurdo! Poucos asteroides têm esse tamanho, porém, a grande maioria não é tão bem conhecida quanto ele.



E tem outros por aí...

Por semana, uma média de 30 novos asteroides são descobertos. É apenas uma questão de tempo até descobrirmos um que tenha chance real de colisão com o nosso planeta. E para que estejamos preparados quando isso acontecer, agora em setembro de 2022 a missão DART irá colidir com o asteroide Dimorphos de 163 metros- satélite natural do asteroide Didymos de 780 metros de diâmetro.


Essa será a primeira missão que tentará (em toda a história da exploração espacial) desviar sutilmente a trajetória de uma rocha espacial, para que no futuro, tenhamos alguma noção de como fazer isso para quem sabe, salvar a humanidade.


Imagens: (capa-ilustração) / divulgação
23/05/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

4 comentários:

  1. Olá Richard. tudo bem, estou querendo comprar um Binóculos Celestron upclose g2 10x50 nos sites da china você me recomenda algum site que seja confiável.
    Porque aqui no Brasil tá caro demais.
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  2. O asteroide poderia ser também um monumento aqui na terra assim como o Cristo Redentor, temos um lugar muito especial para ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso não é bom divulgar. Pode estragar a surpresa.

      Excluir
  3. Ele não chega a topa na superfície terrestre antes se desintegra-se na atmosfera.

    ResponderExcluir