Encontramos a origem do 'Sinal Wow!' - o sinal mais intrigante já recebido até hoje foi uma tentativa de contato?!

encontrada a origem do sinal wow!

A origem do Sinal Wow! parece ter sido descoberta - uma estrela praticamente idêntica a nossa!

O "Sinal Wow!" é de longe um dos maiores mistérios da Astronomia, sobretudo quando se fala sobre civilizações inteligentes que poderiam tentar contato com nós humanos.


O estranho sinal de rádio foi detectado em 15 de agosto de 1977 pelo Observatório Big Ear, da Universidade de Ohio, nos EUA. De acordo com o Instituto SETI de Busca por Vida Extraterrestre Inteligente, o Sinal Wow! é a melhor chance de ter sido uma comunicação de civilização inteligente. O descobridor do sinal, o astrônomo Jerry Ehman, escreveu "Wow!" na folha impressa com o sinal detectado - daí a origem do nome "Sinal Wow!"

O sinal foi intenso, atípico e durou apenas 1 minuto e 12 segundos - um típico sinal de tentativa de contato, como já fizemos anteriormente com a Mensagem de Arecibo em 1974, quando enviamos um sinal de tentativa de contato na direção do aglomerado globular M13.

Eventos naturais como possíveis fontes para o Sinal Wow! foram todas descartadas até o momento. Teria então sido de fato, uma tentativa de contato de civilização extraterrestre inteligente?

O descobridor do sinal, o astrônomo Jerry Ehman, escreveu "Wow!" na folha impressa com o sinal detectado - daí a origem do nome "Sinal Wow!"
O descobridor do sinal, o astrônomo Jerry Ehman, escreveu "Wow!"
na folha impressa com o sinal detectado - daí a origem do nome "Sinal Wow!"
Créditos: divulgação

A fim de tentar descobrir de onde veio o intrigante Sinal Wow!, o astrônomo amador Alberto Caballero, utilizou o catálogo de estrelas do satélite Gaia da Agência Espacial Europeia (ESA) para buscar estrelas parecidas com o nosso Sol na direção da constelação de Sagitário - posição do céu para onde estava apontado o telescópio Big Ear em 15 de agosto de 1977.


Para a surpresa de todos, dentre milhares de estrelas, uma delas chamou atenção por ser icnrivelmente parecida com o nosso Sol. É quase idêntica, na verdade! "Encontrei especificamente uma estrela parecida com o Sol", disse ele sobre a estrela chamada 2MASS 19281982-2640123 a cerca de 1.800 anos-luz de distância que tem temperatura, diâmetro e luminosidade quase idênticos ao nosso próprio companheiro estelar.

Estrela 2MASS 19281982-2640123 - possível origem do Sinal Wow!
Estrela 2MASS 19281982-2640123 - possível origem do Sinal Wow!.
Créditos: PanSTARRS / DR1

O estudo foi publicado no periódico International Journal of Astrobiology em 06 de maio de 2022, e detalha a descoberta intrigante.

A estrela 2MASS 19281982-2640123 tem uma temperatura de 5,783 Kelvin; um raio de 0.9965662 e luminosidade de 1.0007366. Ela é quase idêntica ao nosso Sol, e encontra-se na direção da constelação de Sagitário, a 1.800 anos-luz.


Por que essa estrela?

Até agora, a única civilização avançada que conhecemos é a nossa, portanto, é um consenso entre os cientistas e astrobiologos que o ideal seria buscar por estrelas parecidas ou iguais a nossa, que pdoeriam abrigar algum planeta dentro da zona habitável.


Até agora não sabemos se de fato existe algum planeta orbitando a estrela em questão, mas agora o intuito é olhar para ela, e identificar algum possível exoplaneta por lá.

O telescópio TESS, que até 01 de maio de 2022, já descobriu 5.017 exoplanetas em 3.694 sistemas, com 822 sistemas tendo mais de um planeta. TESS é um grande descobridor de planetas que giram em torno de outras estrelas através do método de trânsito planetário.


Além disso, outras centenas de estrelas que são parecidas (porém não idênticas) ao nosso Sol, localizadas na mesma direção, também devem ser pesquisadas em busca de exoplanetas.

Apesar da estrela irmã do Sol estar muito longe para uma tentativa de contato (1.800 anos para o sinal viajar até lá), a ideia de detectar algum planeta orbitando essa estrela no futuro próximo é realmente empolgante.



Imagens: (capa-PanSTARRS) / PanSTARRS / DR1 / divulgação
24/05/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

4 comentários:

  1. Quando instalarmos uma antena gigantesca no espaço, de preferência na superficie da Lua, acreditem que os sinais" Wow" vão superar a procura.

    ResponderExcluir
  2. O sinal WOW não eram dois cometas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa teoria foi descartada

      Excluir
    2. A magnitude do sol visivel a 1800 anos luz, dado que a 10 pc vale 4,84:
      4,84+5×log(1800/32,61)=13,5 ou seja visivel num telescopio de 20 cm de abertura pelo menos.

      Excluir