Saiu a 1ª Imagem do Buraco Negro Supermassivo da Via Láctea Sagittarius A*

Saiu a 1ª Imagem do Buraco Negro Supermassivo da Via Láctea Sagittarius A*

Primeira foto do buraco negro do centro da Via Láctea foi finalmente revelada

A 1ª imagem do buraco negro supermassivo central da Via Láctea foi finalmente revelada na manhã desta quinta-feira (12), em evento do EHT (Event Horizon Telescope). 


Essa foi a segunda vez que o consórcio conseguiu o incrível feito de registrar imagem de um buraco negro. A primeira vez foi em 2019, com a famosa foto do buraco negro supermassivo da galáxia M87.

A apresentação oficial reuniu especialistas para apresentar a imagem, explicar os detalhes do processo de observação dentre outros dados desse objeto extremo que domina o centro da Via Láctea.

Qualquer buraco negro é extremamente difícil de ser observado, mas no caso de Sagittarius A* (ou Sgr A*), os desafios são ainda maiores.

A primeira imagem do buraco negro supermassivo Sagittarius A*
A primeira imagem do buraco negro central da Via Láctea Sagittarius A*. Este foi o resultado final junto com quatro imagens (inferior) que representam grupos de milhares de outras imagens necessárias para revelar o resultado final que vemos acima.
Créditos: EHT Collaboration / divulgação

Embora esteja mais próximo (cerca de 27 mil anos-luz de distância) em comparação com aquele da galáxia M87 (cerca de 53 milhões de anos-luz), ver através dessa conturbada região repleta de objetos e matéria é um problema enorme. 

Seria algo como tentar, do telhado da sua casa, observar o centro da sua cidade com uma luneta, tendo que enxergar através de prédios, árvores, muros e declives. Ou seja: seria mais fácil com essa mesma luneta ver a Lua, que está mais longe, mas cuja localização te favorece...


E como se isso não bastasse, restaria ainda outro problema: a intensidade dessa radiação captada: o Sgr A* não é tão ativo ou energético quanto o M87*.

Mesmo assim, o EHT conseguiu capturar aquela que ficará na história como a primeira imagem do Buraco Negro central da nossa galáxia. E isso só foi possível graças a ajuda de observatórios de todo o mundo, que uniram forças para capturar a fraca radiação que consegue atravessar toda essa matéria.


Vale destacar que a imagem na verdade mostra o material ao redor do buraco negro, formado por matéria que se aproximou demais do objeto e gira ao seu redor em velocidade próxima à da luz. O buraco negro, em si, é a sombra que vemos dentro do anel luminoso.

ALMA no deserto do Atacama no Chile e o local de Sagittarius A o buraco negro supermassivo do centro da Via Láctea com a imagem obtida pelo EHT
ALMA no deserto do Atacama no Chile e o local de Sagittarius A* - o buraco negro supermassivo do centro da Via Láctea - com a imagem obtida pelo EHT.
Créditos: EHT / ESO / divulgação

E embora a imagem não seja tão impressionante como aquelas que vemos em filmes de ficção científica, devemos ressaltar que trata-se de um feito histórico, onde o EHT foi peça fundamental, já que é no momento o único projeto capaz de realizá-lo.


Como foi feita a foto o buraco negro supermassivo da Via Láctea?

O EHT é uma colaboração global que abrange diversos observatórios de rádio ao redor do planeta para formar um único telescópio virtual do "tamanho da Terra". 


Ainda em 2017, eles registraram várias imagens da fonte de rádio conhecida como Sagittarius A*, que engloba os observatórios Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA); Atacama Pathfinder EXperiment (APEX) no deserto de Atacama no Chile; Telescópio IRAM de 30 metros; James Clark Maxwell Telescope (JCMT); Large Millimeter Telescope (LMT); Submillimeter Array (SMA); Submillimeter Telescope (SMT) e o South Pole Telescope (SPT).


Mas afinal qual é a importância dessa imagem do buraco negro Sagittarius A*?

Em primeiro lugar foi incontestavelmente confirmado aquilo que os cientistas já teorizavam há tempos e que acabou rendendo um Prêmio Nobel a Reinhard Genzel e Andrea Ghez em 2020, sobre a confirmação de Sagittarius A*.

Além disso as observações devem ajudar em novos estudos sobre buracos negros e em futuros testes como de seus campos gravitacionais e pesquisas sobre discos de acreção de matéria (o anel alaranjado da imagem).



Imagens: (capa-EHT) / EHT Collaboration / ESO / divulgação
12/05/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Um comentário:

  1. Bela imagem! Poderia estampar uma camiseta ou uma caneca com ela. Ficaria bem legal!.

    ResponderExcluir