Alinhamento raro com todos os planetas é visível na madrugada de junho de 2022

alinhamento planetas no céu - junho de 2022

Uma chance única - todos os planetas estão visíveis ao mesmo tempo no céu!

Junho de 2022 é um mês perfeito pra quem gosta de observar o céu noturno. Ao longo dos próximos dias, os 5 planetas visíveis a olho nu, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno, estão visíveis a olho nu na direção leste durante a madrugada, pouco antes do Sol nascer.


Se você nunca viu tantos planetas ao mesmo tempo, esse é o seu momento! Se tiver binóculos ou telescópio, e um pouco de paciência, poderá ver ainda os outros dois planetas, Urano e Netuno. É uma chance simplesmente imperdível!


Como observar o alinhamento dos planetas do quintal de casa

Olhe na direção leste do céu. É lá que todos estão. Saturno é o primeiro a surgir no horizonte leste às 23h00 (horário local), seguido por Júpiter e Marte que nascem por volta das 02h00 da madrugada. Antes do amanhecer, às 04h30 e 05h00, nascem os planetas Vênus e Mercúrio, respectivamente.


Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol, não estará visível no fim do mês de junho. Seu ápice é no dia 16 de junho, quando estará na máxima elongação e se distancia mais do Sol. Depois do dia 20 de junho, Mercúrio estará muito baixo no horizonte, o que dificultará sua observação.

Além disso, a Lua se junta à esse belíssimo alinhamento, se aproximando de alguns planetas ao longo do mês - fenômeno conhecido como conjunção. As datas dos encontros entre Lua e os planetas são:
  • 18 de junho - Lua em conjunção com Saturno
  • 21 de junho - Lua em conjunção com Júpiter
  • 22 de junho - Lua em conjunção com Marte
  • 26 de junho - Lua em conjunção com Vênus
  • 27 de junho - Lua em conjunção com Mercúrio

Veja Urano de forma fácil no mês de Junho

Os planetas Urano e Netuno são difíceis de serem encontrados no céu justamente por não serem planetas visíveis a olho nu (com exceção de Urano que, em teoria, é um planeta que pode ser observado a olho nu).

Netuno está localizado entre os planetas Júpiter e Saturno, porém, não há um bom ponto de referência durante o mês.

Urano, nos dias 11 e 12 de junho, estará muito próximo de Vênus, a menos de dois graus de distância no céu.

Vênus é facilmente visível a olho nu. Ao localizar Vênus, use binóculos ou telescópio para encontrar Urano ao seu lado, bem próximo. Esta será uma ótima oportunidade para encontrar esse gigante de gás que geralmente é bastante difícil de ser detectado no céu.

No decorrer do mês, teremos transmissões ao vivo em nosso canal no Youtube, com observações ao vivo com telescópio. Não percam!

Desejamos bons céus e excelentes observações a todos!


Imagens: (capa-STELLARIUM) / STELLARIUM / divulgação
04/06/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário