Aconteceu a 'Tempestade de Meteoros" Tau Herculidas 2022?! Vejam isso...

aconteceu a tempestade de meteoros Tau Herculidas?

Tivemos uma surpresa boa, e outra não tão boa assim...

Especialistas em chuvas de meteoros anunciaram uma possível tempestade de meteoros da chuva Tau Herculidas para a madrugada de 30 pra 31 de maio de 2022. A tempestade de meteoros seria ocasionada pelo encontro da Terra com uma região repleta de fragmentos deixados após a quebra do núcleo do cometa 73P/Schwassmann-Wachmann. Mas o que realmente aconteceu?


Para descobrir se essa tempestade realmente aconteceria, e se sim, quantos meteoros poderiam ser vistos, acompanhamos tudo ao vivo em nosso canal no Youtube. O resultado foi esse:


Ou seja: não foi exatamente uma "tempestade de meteoros" com milhares de "estrelas cadentes" riscando os céus, porém, os astrônomos acertaram que o nosso planeta iria se encontrar com aquela região de detritos do cometa. A diferença foi que a taxa de meteoros vistos a cada hora foi bem menor do que o máximo previsto (de acordo com as melhores estimativas de alguns milhares de meteoros por hora).

Ainda assim, tivemos um aumento bastante significativo de uma chuva que não costumava chamar a atenção do público.


Exagero nos números

Muitos portais de notícias informaram um valor de até 100.000 meteoros por hora, que realmente era quase impossível de se chegar (mesmo considerando o melhor dos cenários).

Se considerarmos os números mais otimistas de acordo com estudos recentes sobre a tempestade de meteoros Tau Herculidas, não chegamos ainda sequer na faixa dos 10 mil meteoros. 

Infelizmente, em épocas de grandes eventos, a grande mídia pode se perder um pouco nas informações, e confiar em fontes suspeitas ou sem credibilidade.


Resumindo, podemos dizer que a chuva de meteoros aconteceu; o outburst da Tau Herculidas 2022 se confirmou, porém bem abaixo das melhores previsões.

Em breve, nos próximos anos, poderemos ter outras possíveis tempestades de meteoros. Qualquer novidade, com informações precisas, vocês encontram aqui.

Bons céus e excelentes observações a todos, pois o mês de junho nos reserva belas observações!


Imagens: (capa-ilustração) / divulgação
02/06/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário