Descoberto o 1ª Buraco Negro vagando na nossa Galáxia

descoberto buraco negro vagando na via láctea

Telescópio Espacial Hubble confirma presença de buraco negro errante no meio interestelar

Os cientistas estimam que existe uma população de aproximadamente 100 milhões de buracos negros espalhados pela nossa Galáxia. Até hoje, nenhum tinha sido detectado de forma isolada. Mas isso mudou.


Todos os buracos negros detectados até hoje estavam ligados a uma estrela, pertencentes a um sistema binário, onde a órbita da estrela revelava a posição do buraco negro (com exceção de Sagittarius A* - o buraco negro central da Via Láctea). Nessa nova revelação feita pela NASA, conseguimos detectar a presença de um buraco negro que não está atrelado a nenhum objeto!


O estudo teve a participação de Howard Bond, astrônomo da Universidade Penn State, e aceito para publicação na revista The Astrophysical Journal.

Ilustração artística de buraco negro
Ilustração artística de buraco negro.
Créditos: NASA / divulgação

O buraco negro detectado tem cerca de 7,1 massas solares. Por ser um objeto invisível, já que nem mesmo a luz consegue escapar de seu poder gravitacional, só conseguimos detectar este buraco negro por conta do efeito chamado "microlente gravitacional".

Conforme o buraco negro passou na frente de uma estrela distante, seu poder gravitacional que dobra de forma significativa o espaço fez com que o brilho da estrela fosse ampliado, e sua posição alterada.

Observação do Hubble revela buraco negro por mudança de posição de estrela de fundo causada pela microlente gravitacional
Observação do Hubble revela buraco negro por mudança de posição de estrela de fundo causada pela microlente gravitacional.
Créditos: NASA / HST / divulgação

O mais novo buraco negro conhecido fica a uma distância de 5.000 anos-luz, e está localizado em um dos braços espirais da Via Láctea, chamado Carina-Sagittarius.

Kailash Sahu do Space Telescope Institute descobriu o brilho excessivo da estrela pela lente-gravitacional e o Telescópio Espacial Hubble confirmou o fenômeno e a presença do objeto super-denso naquela posição.


Como saber que é mesmo um buraco negro?

Um segundo estudo diz que existe uma possibilidade do objeto ser na verdade uma estrela de nêutrons, porém, de acordo com a NASA, buracos negros causam lentes-gravitacionais longas, que duram mais de 200 dias. Neste caso, a duração foi de 270 dias.


O buraco negro perdido tem 7,1x a massa do nosso Sol e está viajando pela Via Láctea, no meio interestelar, a uma velocidade de 144.000 km/h - suficiente para viajar uma distância equivalente a da Terra até a Lua em menos de três horas.



Imagens: (capa-HST) / NASA / HST / divulgação
21/06/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

4 comentários:

  1. Será que os buracos negros sugam os objetos ao seu redor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, qualquer coisa, até mesmo projetos de casas que estiverem salvos em discos, nem mesmo em SSDs escapam, são bem piores que bad blocks em discos de backup em madrugada de caos no TI.

      Excluir
    2. Disco de sistema invßlido.
      Unidade nao reconhecida.

      Excluir
  2. Existem planetas errantes, não me surpreende existir buracos negros errantes também. Questão de tempo para serem descobertos!

    ResponderExcluir