2 asteroides vão passar raspando na Terra nos dias 6 e 7 de Julho de 2022

2 asteroides passando muito perto da Terra

Um deles, o asteroide 2022 NF tem uma chance pequena de colisão com o nosso planeta

Nessa última madrugada, dois asteroides foram descobertos - ambos a apenas algumas horas de fazer sobrevoos rasantes com o nosso planeta.


Por terem sido descobertos há apenas algumas horas, a incerteza sobre a trajetória deles ainda é muito grande. Menos de 20 observações oficiais foram feitas para cada um deles, por isso não temos 100% de certeza sobre a órbita dessas rochas espaciais. Mas uma coisa é certa: um deles tem uma chance (pequena) de colisão com a Terra.


O primeiro asteroide a fazer sua máxima aproximação com a Terra foi intitulado 2022 NE. Com 6 metros de diâmetro e viajando numa velocidade de 10,7 km/s, ele fará sua máxima aproximação com a Terra nessa quarta-feira, 06 de julho, passando a uma distância equivalente a 40% da distância da Lua. Este asteroide não tem chance de colisão com o nosso planeta, apesar de passar mais próximo do que o nosso satélite natural.

O segundo asteroide recém descoberto, chamado 2022 NF, fará seu sobrevoo rasante com a Terra nessa quinta-feira, 07 de julho, quando passará a cerca de 20% da distância da Lua. Viajando numa velocidade de 11,4 km/s e com 7 metros de diâmetro, essa rocha espacial pode vir a colidir com o nosso planeta - não necessariamente dessa vez, mas sim no futuro, em 08 de julho de 2105.

Órbita muito similar dos asteroides 2022 NE e 2022 NF
Órbita muito similar dos asteroides 2022 NE (esquerda) e 2022 NF (direita).
Créditos: NASA / SBDB

A chance de colisão do asteroide 2022 NF com a Terra é de 0,0000025% - ou 1 para 40 milhões. É uma chance realmente muito pequena, mas ela existe.

Com novas observações, devemos melhorar nossa compreensão e a incerteza sobre a trajetória do asteroide 2022 NF, e com isso, descartar sua chance de impacto, ou então, perceber que ela é ainda maior do que atualmente indicam os dados.


Vale ressaltar que não é possível observar qualquer um desses dois asteroides recém descobertos, nem a olho nu, nem com telescópios comuns. Apenas grandes observatórios têm o poder de enxergar essas rochas espaciais no céu noturno.



Imagens: (capa-ilustração) / NASA / SBDB / divulgação
05/07/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário