Novas imagens do Telescópio Espacial James Webb mostram Júpiter e revelam detalhes impressionantes

Novas imagens do Telescópio Espacial James Webb mostram Júpiter e revelam detalhes impressionantes

Além de Júpiter, podemos ver seus anéis, duas de suas luas e auroras magníficas

O Telescópio Espacial James Webb apontou novamente para Júpiter, e agora, mostrando mais detalhes impressionantes do maior planeta do Sistema Solar, incluindo as luas Almatéia e Adrastea, os anéis e ainda suas auroras polares.


As imagens de Júpiter foram feitas pelo instrumento Near Infrared Camera (NIRCam) em composição que inclui três filtros diferentes.

Na primeira imagem, vemos os anéis de Júpiter e duas de suas luas: Almateia (bem brilhante à esquerda) e Adrasteia (entre Almateia e Júpiter). Além disso, é possível ver alguns pontos de luz ao fundo que os cientistas acreditam ser galáxias.

Júpiter registrado por James Webb - processamento Judy Schmidt
Júpiter registrado por James Webb.
Créditos: NASA / ESA / Judy Schmidt / CSA / Jupiter ERS Team / divulgação

Na segunda imagem, feita utilizando três diferentes filtros, podemos ver detalhes da atmosfera tempestuosa de Júpiter e as auroras polares se destacam com cores quentes.

Júpiter registrado por James Webb - processamento Judy Schmidt - 2
Júpiter registrado pelo Telescópio Espacial James Webb.
Créditos: NASA / ESA / Judy Schmidt / CSA / Jupiter ERS Team / divulgação

Os detalhes mais brilhantes em branco revelam artefatos em grande altitude como a Grande Mancha Vermelha.

As observações fazem parte de um estudo liderado por Imke de Pater, da Universidade da California Berkley e Thierry Fouchet, do Observatório De Paris. O processamento foi feito por Judy Schmidt, uma cientista cidadã.


As novas imagens de Júpiter por James Webb não apenas são esteticamente maravilhosas, mas sobretudo, têm uma importante missão científica já que podem revelar detalhes e estudar camadas atmosféricas, nuvens, ventos, composição, atividade de auroras, temperaturas e mapear superfície de mundos rochosos e luas.


James Webb mais uma vez se mostra competente na observação de objetos muito brilhantes e próximos, como é o caso de Júpiter.



Imagens: (capa-NASA) / NASA / ESA / Judy Schmidt / CSA / Jupiter ERS Team / divulgação
22/08/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário