Impactos de Meteoroides podem finalizar a missão de James Webb muito antes do previsto

impactos meteoroides james webb

Os cálculos apontam para diversos impactos de uma nuvem densa de fragmentos com James Webb em 2023 e 2024

Após as primeiras imagens do James Webb terem sido divulgadas, foram iniciados os trabalhos científicos do telescópio espacial.


Cada observação que James Webb faz é selecionada por uma equipe de cientistas, e o quanto antes a sua observação é feita, maiores são as chances de que você realmente consiga os detalhes incríveis que tanto se espera de um telescópio que já custou 11 bilhões de dólares.

Apesar do Telescópio Espacial James Webb ter sido projetado pra durar 20 anos, existe um inimigo sorrateiro, que pode encurtar a vida do James Webb de forma drástica e inesperada: os meteoroides.

No último mês de maio, James Webb foi atingido por um meteoroide maior do que o esperado e testado em laboratório antes de seu lançamento. Agora a NASA divulgou imagens do segmento que foi atingido, e o dano foi bastante considerável. Em apenas seis meses no espaço, James Webb já foi atingido 6 vezes - o que nos dá uma média de um impacto por mês. De todos os impactos, apenas um causou dano que não pode ser corrigido perfeitamente utilizando o realinhamento dos espelhos.

À esquerda vemos como os espelhos de James Webb estavam antes de ser lançado ao espaço e à direita uma imagem de julho de 2022 após o impacto que danificou o segmento C3
À esquerda vemos como os espelhos de James Webb estavam antes do lançamento,
e à direita uma imagem de julho de 2022 após o impacto que danificou o segmento C3.
Créditos: NASA

Como se não bastasse, nos meses de maio de 2023 e 2024, uma nuvem grande e densa de meteoroides vai atingir o Telescópio Espacial James Webb, o que pode prejudicar muito, ou até mesmo inviabilizar futuras observações. O relógio está contando as horas, e ninguém sabe exatamente o que vai acontecer.

A uma distância de 1,5 milhão de km da Terra, o Telescópio Espacial James Webb tem seu espelho de 6,5 metros completamente suscetível a impactos de fragmentos espaciais. O grande espelho que ao mesmo tempo fornece condições inéditas de observação, também deixa o observatório espacial mais vulnerável a impactos de meteoroides, justamente por conta de seu tamanho.


Esse tipo de preocupação não vimos com o Hubble, isso porque seu espelho é menor e ainda fica protegido dentro de um tubo. James Webb, por sua vez, tem seu espelho completamente exposto.

"A equipe do James Webb investiu um grande esforço há 20 anos para entender o ambiente de micrometeoroides onde ele estaria", disse Bill Cooke, do Escritório de Micrometeoroides da NASA.

Um dos segmentos do espelho primário do Telescópio Espacial James Webb sendo analisado em laboratório
Um dos segmentos do espelho primário do Telescópio Espacial James Webb sendo analisado em laboratório.
Créditos: NASA

A equipe chegou na conclusão de que James Webb poderia sofrer cerca de um impacto por mês, e que esse seria um risco que valeria a pena passar, pois teríamos uma perda de 0,1% de seu espelho primário após 10 anos de uso.

Micrometeoroides são resultado de impactos entre asteroides, planetas e cometas, e geralmente têm o tamanho de um grão de areia, mas podem ser bem maiores. Mesmo sendo pequenos em tamanho, o impacto que acontece numa velocidade maior do que uma bala de revolver, pode danificar gravemente o telescópio espacial assim como outras missões.


A Estação Espacial Internacional é coberta por pequenos furos causados por impactos de micrometeoroides. Em 2013, um pequeno meteoroide danificou gravemente um satélite de monitoramento climático dos EUA.

As chuvas de meteoros no geral oferecem apenas 5% do risco de impactos, sendo que 95% são de impactos aleatórios, de meteoroides não previstos. Bill Cooke junto com o Escritório de Ambiente de Micrometeoroides está trabalhando em um modelo de previsão personalizado, que se atenta ao risco do James Webb apenas, assim os controladores da missão saberão quando o James Webb irá passar por alguma região densa de detritos e, portanto, orientar seu espelho para minimizar os danos e as chances de impacto. O maior risco foi previsto para maio de 2023 e maio de 2024, quando James Webb irá enfrentar uma nuvem densa de detritos do Cometa Halley - a mesma que produz a chuva de meteoros Eta Aquáridas.

O impacto do micrometeoroide que danificou visivelmente um dos 18 segmentos que formam o espelho de 6,5 metros de James Webb pode ter sido uma casualidade, ou pode ser algo normal, que os cientistas não tinham conhecimento. Só o tempo dirá se James Webb resistirá por pelo menos 20 anos no espaço, ou se sua missão inédita e notória terá um final antecipado.



Imagens: (capa-ilustração) / NASA / divulgação
18/07/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário