2 cometas acabam de fazer um mergulho mortal no Sol

2 cometas acabam de fazer um mergulho mortal no Sol

Registros mostram os últimos momentos de vida de dois cometas antes dele terminarem na escaldante coroa solar

Neste fim de semana, um cometa foi pego durante um mergulho mortal na nossa estrela. Em seguida, Karl Battams, do Laboratório de Pesquisa Naval dos EUA analisou de perto as imagens do coronógrafo SOHO, e o que parecia ser apenas um cometa mergulhando no Sol, eram na verdade dois cometas!


"O cometa brilhante de sábado acabou por ter um companheiro menor e principal", disse Karl Battams. "Isso não é particularmente incomum. Eu estimo que pelo menos 30% dos cometas rasantes realmente brilhantes que vemos nas imagens do coronógrafo SOHO acabam tendo um pequeno companheiro à frente ou ao seu lado".


Ambos os cometas no vídeo de Karl Battams são Rasantes de Kreutz. Estes são fragmentos da separação de um único cometa gigante há muitos séculos. Desde que o Observatório SOHO foi lançado em 1995, ele observou mais de 4.000 fragmentos de Kreutz caindo ao Sol. Nenhum sobreviveu.


Os astrônomos há muito tempo se perguntam se um dia um aglomerado inteiro de fragmentos de Kreutz pode aparecer - um verdadeiro esquadrão de cometas bombardeando o Sol. Tal enxame poderia estar concentrado em torno da localização do cometa progenitor. No entanto, ninguém sabe se ou quando isso aconteceria.


"Não temos absolutamente nenhuma ideia de como é a distribuição real dos cometas da família Kreutz em torno de sua órbita”, observa Karl Battams. "Sem dúvida, existem aglomerados, mas é um caminho de vários séculos que eles estão seguindo e só fomos abençoados com uma janela de ~ 25 anos para isso. Então, tudo o que podemos fazer é continuar assistindo e contando."

Será que um dia veremos um verdadeiro enxame de cometas mergulhando no Sol? Onde este enxame de cometas estaria neste momento? A dúvida, por si só, é empolgante.


Imagens: (capa-SOHO) / SOHO / Karl Battams / divulgação
26/10/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário