Encontramos o Buraco Negro mais próximo da Terra [e o maior da vizinhança]

Encontramos o Buraco Negro mais próximo da Terra [e o maior da vizinhança]

Cientistas acabaram encontrando sem querer um enorme buraco negro que também se revelou sendo o buraco negro mais próximo da Terra

Uma equipe internacional de astrônomos liderada pelo Dr. Sukanya Chakrabarty, professor de física da Universidade do Alabama, encontrou o buraco negro mais próximo do nosso Sistema Solar.


O estudo saiu na revista The Astrophysical Journal, onde os cientistas descreveram o enorme buraco negro como um "buraco negro monstruoso".

Ao analisar dados de mais de 200.000 sistemas binários do Observatório GAIA da Agência Espacial Europeia, os cientistas buscavam por estrelas com companheiros grandes porém invisíveis - os buracos negros.

Localização do buraco negro mais próximo da Terra
Localização do buraco negro mais próximo da Terra.
Créditos: ESA / divulgação

Com isso, eles acabaram encontrando sem querer não apenas um enorme buraco negro, mas também o que se revelou sendo o buraco negro mais próximo da Terra de todos que conhecemos. Sua estrela leva 185 dias para completar uma volta em torno do buraco negro. Com isso, não temos um disco de acreção em torno dele, o que liberaria radiação e revelaria com mais facilidade sua posição.


De acordo com os cientistas, devem existir cerca de 1 milhão de estrelas que podem ser vistas com telescópio e que orbitam um buraco negro como esse.


Este buraco negro que se torna o mais próximo do nosso Sistema Solar tem 12 vezes a massa do Sol, e está a uma distância de 1.550 anos-luz da Terra. De acordo com o Dr. Sukanya Chakrabarty, em uma escala astronômica, isso é como ter descoberto um buraco negro no nosso quintal.



Imagens: (capa-ESA) / ESA / divulgação
27/10/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário