Asteroide acaba de cair no Canadá - saiba mais sobre o asteroide 2022 WJ1

Asteroide acaba de cair no Canadá - saiba mais sobre o asteroide 2022 WJ1

Esse foi o menor asteroide já descoberto ainda no espaço, e a previsão de queda foi certeira!

Se você mora no Canadá ou em algumas partes dos EUA e ouviu um estrondo muito forte nessa madrugada de 19 de novembro, provavelmente você presenciou a queda de um pequeno asteroide.


Sim, um asteroide caiu no Canadá e foi descoberto apenas algumas horas antes do impacto acontecer. A rocha espacial ganhou a designação provisória de C8FF042, e foi descoberta pelo Mount Lemmon Survey, enquanto o D. Rankin analisava suas imagens. O asteroide intitulado 2022 WJ1 foi confirmado pelo Minor Planet Center. Ao ser detectado pelo astrônomo D. Rankin, foi emitido um alerta de impacto iminente previsto para as 08:26 UTC (05h26 pelo horário de Brasília) do dia 19 de novembro. A queda estava sendo prevista para a região sudeste do Canadá.

E de fato, algumas horas depois, a queda aconteceu no mesmo local previsto, em Brantford, Ontario, Canadá. O impacto aconteceu exatamente às 08:27 UTC (05h27 pelo horário de Brasília) - apenas 1 minuto de diferença do horário estipulado pelos astrônomos.


Outros seis observatórios conseguiram observar o asteroide 2022 WJ1 antes de sua colisão: Shasta Valley Observatory, University of Hawaii 88-inch telescope Maunakea, Steward Observatory, Mt. Lemmon, Sandlot Observatory, Scranton, Farpoint Observatory, Eskridge e o Catalina Sky Survey.

Apesar de pequeno (o asteroide 2022 WJ1 teve um diâmetro estimado em 1 metros), ele teve um brilho intenso, com longa duração e fragmentações visíveis. Vários meteoritos pequenos devem ter caído na região do Lago de Ontário.


Não há relatos de vítimas ou de pessoas feridas. O asteroide 2022 WJ1 também entra pra história como o menor asteroide já descoberto ainda no espaço. 


Imagens: (capa-divulgação) / divulgação
19/11/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário