Voo rasante na Lua coloca nave Orion a apenas 130 km da superfície

Voo rasante na Lua coloca nave Orion a apenas 130 km da superfície

A NASA estava literalmente no escuro durante a manobra feita no Lado Oculto da Lua

A nave Orion fez um sobrevoo rasante na Lua, passando a uma distância de apenas 130 km acima da superfície nessa segunda-feira, 21 de novembro, às 09:44 BRT (12:44 UTC), completando sua queima de motor necessária para continuar sua missão histórica.


A missão Artemis 1 da NASA disparou seus motores em uma manobra feita literalmente no escuro, já que passou pelo Lado Oculto da Lua - momento em que os controladores da missão perderam contato por mais de 30 minutos. A manobra foi um sucesso, e as imagens são simplesmente espetaculares!


A nave espacial Orion não é tripulada, e o que vemos na cabine da cápsula é um manequim que foi apelidado de Moonikin, utilizando o novo traje espacial. O "boneco" está repleto de sensores para monitoramento de temperatura, pressão, vibração, radiação, etc... assegurando a viagem tripulada que será feita futuramente 

A nave Orion foi lançada no dia 16 de novembro no topo do mega foguete SLS da NASA, com destino a Lua.


A queima "enviou Orion perto o suficiente da superfície lunar para alavancar a força gravitacional da Lua e colocar a nave ao redor da Lua em uma órbita retrógrada distante (DRO)", disse Sandra Jones da NASA durante uma transmissão ao vivo da Artemis 1 em 21 de novembro.

A NASA estava no escuro, literalmente, durante a manobra feita no Lado Oculto da Lua, onde os sinais de rádio não podem chegar aqui na Terra. Em sua aproximação mais próxima, a espaçonave chegou a apenas 130 quilômetros da superfície da Lua às 09h44 pelo horário de Brasília (12:44 UTC).

A cápsula aproveitou a aproximação de seu motor principal em uma "queima de voo motorizada", que a colocará no curso para entrar na órbita lunar quatro dias depois.


O programa Artemis

Artemis 1 é a primeira missão do programa Artemis de exploração lunar da NASA, que visa estabelecer uma base de pesquisa tripulada na Lua até o final da década de 2020, entre outros objetivos. O lançamento da Artemis 1 também marcou a estreia do SLS, o foguete mais poderoso já lançado com sucesso.

O mega foguete SLS da NASA
O mega foguete SLS da NASA.
Créditos: divulgação

A nave Orion voltará para casa em 11 de dezembro, atingindo a atmosfera da Terra em velocidades tremendas antes de finalmente cair suavemente no Oceano Pacífico, na costa da Califórnia.


Se tudo correr bem com a Artemis 1, a NASA já poderá começar a se preparar para a Artemis 2, que enviará astronautas ao redor da Lua entre 2024 e 2025.

Em 2025, a NASA planeja lançar a Artemis 3, que colocará seres-humanos pisando na Lua novamente em uma região do polo sul. Artemis 3 será o primeiro pouso lunar tripulado desde a missão final da Apollo em 1972, e a primeira missão a colocar uma mulher e uma pessoa negra na Lua.


Imagens: (capa-NASA) / NASA / divulgação
22/11/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Um comentário:

  1. O único planeta que todos os astronautas visitaram é a Terra.

    ResponderExcluir