Astronautas serão largados no espaço se alguma coisa acontecer com a Estação Espacial Internacional

Astronautas serão largados no espaço se alguma coisa acontecer com a Estação Espacial Internacional

Especialista em segurança espacial alerta sobre riscos graves com falta de nave Soyuz

Após o vazamento de amônia detectado na Estação Espacial Internacional na madrugada de 15 de dezembro, o especialista em segurança espacial, Tommaso Sgobba, se pronunciou sobre o incidente, e alertou para o risco que os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional estão submetidos.


Tommaso Sgobba é presidente da Associação Internacional de Avanço de Segurança Espacial (IAASS), e ex-diretor de segurança espacial da Agência Espacial Europeia (ESA). Ele acredita que os danos na nave Soyuz MS-22 são irreparáveis, sendo assim, não poderá trazer os astronautas de volta pra Terra. "Estamos sem botes salva-vidas na Estação Espacial Internacional", disse Tommaso. "Essa parece ser a primeira vez que isso acontece".

O problema pode levar semanas ou até meses para ser corrigido. Os principais afetados são os cosmonautas Sergey Prokopyev, Dmitry Petelin e o astronauta Frank Rubio, que chegaram na ISS a bordo da Soyuz em 22 de setembro, e deveriam voltar em 28 de março com a mesma nave.


Vale ressaltar que os outros astronautas da Expedição 68, Nicole Mann, Josh Cassada, o taikonauta Koichi Wakata e a cosmonauta Anna Kikina estão a bordo da ISS, dando um total de 7 ocupantes - 3 deles estão sem nave para retorno.


Além disso, as naves que levam os astronautas, além de trazê-los de volta em segurança, ficam acopladas para uma evacuação de emergência que pode ocorrer a qualquer momento. Sem um sistema de evacuação de emergência, os astronautas ficam sem uma fuga, caso seja necessário em uma ocasião extrema.

Agora, se realmente a nave Soyuz MS-22 estiver danificada de forma irreparável, a Roscosmos deve enviar uma nova nave Soyuz, porém, ela tem capacidade para 3 ocupantes. Com isso, é necessário que duas naves Soyuz sejam enviadas.


Recorrer à nave Dragon é muito difícil, se não impossível, já que o sistema da SpaceX utiliza trajes com precisão milimétrica. Sem medições perfeitas, feitas em Terra, a situação é extremamente complicada ou até mesmo inviável.

Além disso, Tommaso acredita que o dano que causou o vazamento de amônia ocorreu após um impacto de um meteoroide "não muito pequeno". O sistema de refrigeração onde ocorreu o vazamento é preparado para impactos de micro-meteoroides, mas não de rochas espaciais maiores. Tommaso também não descarta uma falha no próprio sistema de refrigeração.


Imagens: (capa-divulgação) / NASA / divulgação
16/12/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Um comentário: