Explosão Solar de radiação causa blecaute de rádio aqui na Terra

explosão solar mancha solar AR3182

A mancha solar AR3182 não está para brincadeiras...

Ontem falamos aqui em uma matéria sobre a mancha solar que estava surgindo no limbo leste do Sol e que poderia causar fortes explosões de radiação e ejeções de massa coronal. E em menos de 24 horas após seu surgimento, ela já mostrou o seu poder.


Hoje, 06 de janeiro de 2023, a mancha solar intitulada AR3182 produziu um flare de classe X1.2, causando um blecaute de rádio de ondas longas e curtas por uma hora, em todo o lado diurno do planeta (Austrália, Nova Zelândia e Pacífico Sul).

O Observatório Solar e Dinâmico da NASA (SDO) registrou tudo!


Agora, a partir de domingo aproximadamente (08 de janeiro), essa mancha solar poderá nos afetar não apenas com suas explosões de radiação, mas também com possíveis Ejeções de Massa Coronal, já que estará apontada diretamente para a Terra.


A mancha solar AR3182 é do tipo beta-gama, com linhas instáveis e emaranhadas demais. Ela pode e deve se desenvolver ainda mais, tornando-se do tipo beta-gama-delta - ainda mais complexa, mais poderosa e mais instável.

Vale ressaltar que não há risco para a vida em si, porém, a nossa tecnologia pode ser afetada com tempestades solares, causando perturbações em satélites, GPS, propagação de rádio, e em casos mais extremos, redes de energia e até mesmo internet.


O ciclo solar 25 está cada vez mais forte, e deve ter seu pico antecipado para antes de julho de 2025, como estava sendo previsto.


Imagens: (capa-SDO) / SDO / NASA / divulgação
06/01/2023


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Um comentário:

  1. Alguém sabe se foi isso que causou problemas no tráfego aéreo dos gringos?

    ResponderExcluir