Tempestade solar pode causar tsunamis, terremotos e erupções vulcânicas aqui na Terra

Tempestade solar pode causar tsunamis, terremotos e erupções vulcânicas aqui na Terra

Novo estudo mostra que os efeitos das partículas carregadas pelo vento solar chegam na superfície da Terra e podem causar efeitos diversos

Que os ventos e as tempestades solares afetam diretamente nossos satélites e causam interrupções de internet, rádio e GPS, isso nós já sabíamos. Mas agora, um novo estudo publicado na revista Nature mostra que partículas carregadas do vento solar estavam presas no gelo da Groenlândia por mais de 9.000 anos.


Um outro estudo publicado em 2020 na revista Scientific Research já falava sobre a correlação entre tempestades solares e terremotos. Além disso, um outro estudo ainda mais antigo, de 2011, publicado na mesma revista (Scientific Research) encontrou uma correlação entre o aumento de terremotos e o período de máxima atividade solar em seu ciclo de 11 anos.

Explosão solar de classe X2.0 registrada em 27 de outubro de 2014 pelo observatório solar SDO
Explosão solar de classe X2.0 registrada em 27 de outubro de 2014 pelo observatório solar SDO.
Créditos: NASA / SDO

Tsunamis, terremotos e erupções vulcânicas são todos causados pela movimentação das placas tectônicas. Quando um terremoto ocorre abaixo do leito do oceano, ele tem a capacidade de produzir um tsunami pelo deslocamento da coluna de água logo acima do epicentro.


Já as tempestades solares são causadas quando uma explosão de radiação ou uma ejeção de massa coronal atinge a Terra. Ao atingirem a ionosfera, temos os tão conhecidos efeitos de interrupções de rádio. Essas partículas altamente carregadas também afetam os satélites, podendo causar problemas diretos com a nossa tecnologia, incluindo falhas de GPS. Se forem realmente intensas, podem até mesmo afetar as redes de energia, sobretudo das regiões próximas dos polos.


Como a tempestade solar pode causar tsunami?

Quando o vento solar atinge o nosso campo magnético, ele pode chegar até a superfície. Essas partículas carregadas também produzem energia e eletricidade, o que pode agravar distúrbios existentes, especialmente em zonas de subducção, onde o encontro de placas tectônicas acontece com uma sobrepondo a outra.


"Encontramos evidências de uma alta correlação entre grandes terremotos em todo o mundo e a densidade de prótons perto da magnetosfera, devido ao vento solar", escreveram pesquisadores liderados por Vito Marchitelli, especialista em análise de satélite da Universidade de Basilicata em Potenzo, na Itália. "Este resultado é extremamente importante para a pesquisa sismológica e para possíveis implicações futuras na previsão de terremotos."

Alerta de tsunami - tempestade solar pode causar terremotos e tsunamis


Devemos correr para as montanhas?

Uma tempestade solar não necessariamente vai desencadear um tsunami, um terremoto ou uma erupção vulcânica, mas pode sim antecipar um evento que já esteja prestes a acontecer, já que a energia acumulada em uma zona de subducção pode estar esperando um pequeno gatilho para desprender energia e se movimentar.


Tempestades solares sempre desencadearam, adiantaram ou intensificaram terremotos, erupções vulcânicas e até mesmo tsunamis. A única diferença é que agora nós ficamos sabendo disso.

Vale lembrar que o máximo da atividade solar para o ciclo solar atual (ciclo solar 25) está previsto para acontecer entre 2024 e 2025, ou seja: com base nesses estudos, as chances de ocorrerem mais terremotos, erupções vulcânicas e tsunamis nos próximos anos também é maior.



Imagens: (capa-ilustração) / NASA / SDO
13/09/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário