Asteroide caiu na França horas após ser descoberto

Asteroide caiu na França horas após ser descoberto

O asteroide intitulado 2023 CX1 caiu exatamente onde estava sendo previsto - não há feridos

Um pequeno asteroide descoberto apenas 2 horas antes de sua colisão foi descoberto por Krisztián Sárneczky, utilizando o Observatório de Piszkéstető Station, na Hungria.


A descoberta feita por Krisztián indicava se tratar apenas de um objeto próximo da Terra (NEO) - o objeto tinha pouco brilho e não se deslocava tanto quanto se esperava para um asteroide que estivesse vindo na direção do nosso planeta. Porém, cerca de meia-hora após sua descoberta, Krisztián percebeu que o pouco deslocamento era por conta de sua trajetória - ele estava vindo na direção da Terra!


O objeto com designação provisória Sar2667 ganhou nome oficial: asteroide 2023 CX1, e estava prestes a colidir com a Terra. A previsão da queda dizia que a colisão ocorreria entre a França e a Inglaterra às 03:03 pelo horário internacional. De fato a colisão aconteceu, e com apenas 4 minutos de erro, às 02:59 UTC. O local da queda foi no Canal da Mancha, na costa da França, exatamente como estava sendo previsto!

Por conta de seu tamanho que foi estimado entre 1 e 2 metros de diâmetro, o asteroide não ofereceu risco - a maior parte dele foi desintegrada na atmosfera da Terra.



Imagens: (divulgação) / divulgação
13/02/2023


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário