Veio do Espaço - o que foi esse laser que escaneou o céu do Havaí?!

Veio do Espaço - o que foi esse laser que escaneou o céu do Havaí?!

A internet foi bombardeada com o vídeo que mostra lasers verdes sendo disparados no Havaí - mas existe uma explicação

Um laser verde surgiu no céu do Havaí e foi filmado pela câmera instalada pelo NAOJ (Observatório Astronômico Nacional do Japão). E não foi apenas um - no vídeo podemos ver claramente que são diversos lasers sendo disparados ao solo.


O NAOJ publicou no Twitter que se tratava de um instrumento instalado no satélite ICESat-2, da NASA, que monitora as calotas polares, o gelo do oceano e as florestas. Porém, o próprio NAOJ reconheceu em seguida que a trajetória do satélite americano ICESat-2 não explicava o disparo de lasers no Havaí para aquele horário. O que era então, afinal?

O Dr. Anthony J. Martino, cientista que trabalha com os dados do satélite ICESat-2 também se pronunciou, dizendo que o satélite da NASA não era responsável pelos laseres registrados pela câmera do Havaí, em Mauna Kea.


Após uma análise mais profunda, parece que agora sabemos o responsável pelo laser verde filmado no Havaí: um instrumento chamado ACDL do satélite chinês Daqi-1/AEMS.


Na internet, muito tem se falado uqe este satélite chinês seria espião, e estaria escaneando o território norte-americano mais uma vez. Mas na verdade, não se trata de um satélite espião, mas sim de monitoramento.

O satélite chinês Daqi-1 foi lançado em abril de 2022, e seu objetivo é monitorar os níveis de dióxido de carbono e a poluição atmosférica.

O instrumento ACLD (Aerosol and Carbon dioxide Detection Lidar) opera como uma espécie de sonar, mas que usa o laser (lidar) ao invés de som.


E o avistamento de laser verde nos céus do mundo tende a se tornar cada vez mais frequente no futuro, já que a China pretende lançar outros satélite Daqi para trabalhar em rede e monitor a poluição atmosférica - trata-se de um esforço da China para controle de poluição global.

Enfim, descobrimos que não foi dessa vez que uma civilização extraterrestre veio nos visitar. Quando avistar um laser verde, não fique assustado(a) mas sim feliz por estarmos controlando os níveis de poluentes na atmosfera terrestre.


Imagens: (capa-NAOJ) / NAOJ / Asahi Shinbum / divulgação
10/02/2023


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário