Descoberto planeta raro que pode abrigar vida na nossa vizinhança galática - Wolf 1069 b

Descoberto planeta raro que pode abrigar vida na nossa vizinhança galática - Wolf 1069 b

Wolf 1069 b é rochoso, do tipo terra, está relativamente próximo e está na zona habitável!

Um exoplaneta raro, rochoso, relativamente próximo e que orbita sua estrela na zona habitável foi descoberto por uma equipe internacional de 50 astrônomos.


A descoberta foi divulgada na revista Astronomy and Astrophysics. O exoplaneta intitulado Wolf 1069 b encontra-se na constelação de Cisne, e orbita uma estrela anã vermelha que está a 31 anos-luz de distância da Terra.

A descoberta é rara: dos mais de 5.200 exoplanetas confirmados até hoje, apenas cerca de 200 são rochosos.

Com uma massa de 1,26 massas terrestres, e um diâmetro basicamente igual ao da Terra, esse planeta encontra-se na zona habitável de sua estrela, ou seja, pode existir água líquida em sua superfície e portanto, a vida como conhecemos.


Wolf 1069 b leva 15,6 dias para completar uma volta em torno de sua estrela, e está a uma distância de sua estrela equivalente a 1/15 da distância da Terra com o Sol. Como comparação, Mercúrio leva 88 dias para completar uma volta em torno do Sol. Ainda assim, mesmo com tamanha proximidade com relação a sua estrela, Wolf 1069 b ainda se encontra na zona habitável, já que a estrela Wolf 1069 é muito mais escura que o nosso Sol. Com isso, o exoplaneta Wolf 1069 b recebe cerca de 65% da radiação que a Terra recebe do Sol.

Ilustração artística do exoplaneta Wolf 1069 b - NASA - Ames
Ilustração artística do exoplaneta Wolf 1069 b.
Créditos: NASA / Ames / Daniel Rutter

Wolf 1069 b tem órbita sincronizada - um lado está eternamente virado para sua estrela, enquanto o outro lado do planeta está numa escuridão infinita. A temperatura em Wolf 1069 b varia de -95°C à 13°C, com uma temperatura média de -40°C.


Foi utilizando o instrumento CARMENES do Observatório Calar Alto, na Espanha, que os astrônomos conseguiram descobrir o exoplaneta Wolf 1069 b, através do método chamado velocidade radial. Ao contrário do trânsito planetário, onde o planeta passa na frente de sua estrela com relação ao ponto de vista que temos da Terra, este método consiste em detectar o movimento ínfimo que a estrela faz conforme seu planeta gira em torno dela.

Wolf 1069 b já entra para a lista dos exoplanetas do tipo terra mais próximos do Sistema Solar, ocupando o 6º lugar no ranking, atrás apenas de Proxima Centauri b, GJ 1061 d, Teegarden's Star c, GJ 1002 b e GJ 1002 c.



Imagens: (capa-SIMBAD) / NASA / Ames / Daniel Rutter / divulgação
14/02/2023


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário