A verdade sobre o 'alinhamento dos 5 planetas' que ninguém te contou

A verdade sobre o 'alinhamento dos 5 planetas' que ninguém te contou

O que poderemos ver no céu neste fim de março? Será mesmo que os 5 planetas estão lá?

Um alinhamento raro, com 5 planetas visíveis no céu noturno que podem ser vistos de qualquer lugar do globo durante o pôr-do-Sol e início da noite é o evento que chama a atenção no fim do mês de março, tendo seu pico no dia 28 de março. Mas será que é verdade mesmo?


Pelo menos é isso que tem se espalhado pela internet, inclusive pela grande mídia nacional. Porém, a história é "um pouco" diferente, pra dizer o mínimo.

De fato, o alinhamento existe, e os 5 planetas estão no firmamento como um alinhamento, porém, o que podemos ver na prática pode desiludir muita gente.

Durante o pôr-do-Sol, Os planetas que estão acima do horizonte (na ordem) são: Mercúrio, Júpiter, Vênus, Marte e Urano. Mas estar acima do horizonte não significa que podem ser vistos.


Mercúrio se torna visível praticamente no instante em que está se escondendo abaixo do horizonte. Júpiter por sua vez, um planeta muito brilhante e que pode ser visto sem auxílio de equipamentos astronômicos com facilidade, se torna visível assim que o Sol se põe, porém, está muito baixo no horizonte, o que dificulta muito sua observação.

Vênus e Marte, por outro lado, podem ser facilmente encontrados no céu, pois têm um brilho forte, e sem binóculos ou telescópios o observador não encontra problemas para observá-los, mesmo a partir de grandes cidades com extrema poluição luminosa.

Alinhamento de 5 planetas em 28 de março de 2023
O "alinhamento" de 5 planetas "visíveis" durante o pôr do Sol de 28 de março de 2023
para um observador de São Paulo, Brasil.
Créditos: STELLARIUM

E por último temos Urano - o gigante de gás que em teoria, pode ser visto a olho nu, porém na prática, é quase impossível enxergá-lo sem binóculos ou telescópios. Se você estiver observando o céu estrelado e perfeito de um grande deserto como o do Atacama, no Chile, talvez você consiga observar Urano à vista desarmada, mas seu baixo brilho faz dessa tarefa um grande desafio.

Portanto, o raro alinhamento de 5 planetas que pode ser visto no céu de qualquer parte do mundo (como está sendo divulgado pela grande mídia) é no mínimo, frustrante.


Em contrapartida, temos diversos eventos astronômicos incríveis, como por exemplo o cometa C/2023 A3 que foi descoberto recentemente e promete ser um grande espetáculo nos céus em 2024, podendo brilhar mais do que qualquer objeto do céu noturno, perdendo apenas para a Lua. Infelizmente, esse não foi amplamente divulgado como o tal alinhamento.

De qualquer forma, vale a pena observar o céu noturno, seja hoje ou em qualquer outro momento. Observe o brilho de Vênus que tem chamado a atenção no início das noites de março, ou o planeta Marte que impressiona qualquer um bem no alto do céu. Mas o alinhamento... ah, teremos outros no futuro...



Imagens: (capa-ilustração) / STELLARIUM / divulgação
28/03/2023


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário