Os efeitos da maior explosão cósmica já observada pela humanidade - 70x maior que o recorde anterior

Os efeitos da maior explosão cósmica já observada pela humanidade - 70x maior que o recorde anterior

Aconteceu a explosão de raios gama mais intensa já registrada no Universo pela humanidade

O nascimento de um buraco negro é um dos eventos mais energéticos que podemos observar no Universo. Porém, uma explosão dessa em específico bateu todos os recordes de tudo que já foi observado no espaço até hoje. Foi simplesmente a maior explosão cósmica já observada pela humanidade.


Apelidado de BOAT (Brightest of All Time ou O Mais Brilhante de Todos os Tempos), o evento intitulado GRB 221009A saturou os detectores de raios-gama instalados em satélites. Assim que foi percebida essa carga de energia, os telescópios apontaram para a região do céu que estava produzindo o fenômeno. Os telescópios Fermi, VLT e Swift registraram a explosão, e o que foi observado, iria deixar os astrônomos de boca aberta.

Os registros foram enviados para análise e um estudo publicado na revista The Astrophysical Journal Letters descreve o fenômeno como excepcionalmente raro.


Para se ter uma ideia, se compararmos essa explosão de raios gama com qualquer outra já observada, é o mesmo que compararmos a iluminação de uma lâmpada comum que usamos na sala de casa com um holofote de estádio - é simplesmente um outro nível, jamais observado.

A explosão aconteceu relativamente próximo, a uma distância de 2,4 bilhões de anos luz - mais próximo do que 97% de todas as explosões de raios gama (GRBs) já observadas. Ainda assim, isso equivale a 1.000x a distância da Galáxia de Andrômeda. Parece muito longe?

Mesmo com essa distância, os efeitos chegaram aqui na Terra, e foram percebidos no topo da nossa atmosfera. A ionosfera da Terra foi perturbada, e uma quantidade equivalente a 1 gigawatt de energia foi depositada em nossa atmosfera.

VIDEOOO


Mas o que explodiu?

Existem basicamente dois tipos de explosões de raios gama:

  1. curtas: que duram menos de 2 segundos, e são resultado de colisões de estrelas (geralmente estrelas de nêutrons);
  2. longas: que duram mais de 2 segundos, e são resultado da explosão de estrelas que criam buracos negros.

Para se ter uma ideia, essa explosão intitulada GRB 221009A teve uma duração de 5 minutos, com um afterglow de vários dias.

E como se não bastasse o fato de termos observado a maior explosão cósmica do Universo, e dos efeitos terem chegado aqui na Terra mesmo com sua fonte tendo ocorrido numa galáxia que está 1.000x mais distante que a Galáxia de Andrômeda, ainda existe um grande mistério pra deixar tudo ainda mais intrigante.

O remanescente da supernova que explodiu simplesmente desapareceu. O Telescópio Espacial Hubble foi utilizado para observar a região e não há os indícios esperados para uma explosão tão grande.

gamma-ray-burst-BOAT-ESA
Animação mostra localização da galáxia onde a a maior explosão de raios gama BOAT (Bighest of All Time)  ocorreu. A estrela brilhante no canto superior esquerdo é a estrela Vega.
Créditos: ESA / divulgação

Existem duas hipóteses, segundo os astrônomos. A primeira é de que uma nuvem de gás no meio do caminho está bloqueando a nossa visão para o remanescente dessa supernova. A segunda, porém, é muito mais fascinante.

De acordo com os astrônomos, a outra explicação para tal fenômeno seria a de que a explosão, por ter sido tão extrema e energética, teria formado um buraco negro muito denso de forma excepcionalmente rápida, e ele teria engolido o que viria a ser o remanescente de supernova esperado. Imagine isso: ele pode ter engolido tudo que estava sendo ejetado!

Mas uma coisa é certa: essa foi a maior explosão cósmica (e de raios-gama) já observada em todo o Universo. E podemos ter mais informações a qualquer momento, afinal, os dados registrados pelos observatórios ainda estão sendo analisados por outra equipes de cientistas. Será que descobriremos algo ainda mais maluco sobre esse evento tão devastador?...


Imagens: (capa-ilustração) / ESA / divulgação
29/03/2023


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

2 comentários:

  1. Uma explosão ocorrida a 2,4 bilhões de anos-luz daqui, e que provoca uma perturbação de 1 GW na ionosfera é de respeitar. Comparativamente, quanto um CME perturba a nossa ionosfera?

    ResponderExcluir
  2. Tudo o que está em cima e a cópia do que está em baixo. Alguém despertou o svadistana.

    ResponderExcluir