Asteroide de 64 metros foi descoberto e pode colidir com a Terra - conheçam o asteroide 2023 DZ2

Asteroide de 64 metros foi descoberto e pode colidir com a Terra - conheçam o asteroide 2023 DZ2

No total o asteroide 2023 DZ2 tem 127 chances de colidir com a Terra dentro dos próximos 100 anos

Utilizando o observatório La Palma, astrônomos descobriram um asteroide de 64 metros de diâmetro que pode colidir com a Terra já no dia 25 de março de 2023.


O asteroide 2023 DZ2 foi descoberto em 27 de fevereiro desse ano, e por enquanto, sua órbita ainda é bastante incerta. No total, são 127 chances de impacto com o nosso planeta para os próximos 100 anos, sendo que a maior delas é para o dia 27 de março de 2026, quando o asteroide 2023 DZ2 tem uma chance de 1 em 590 de colidir com o nosso planeta.


No cumulativo, considerando todas as chances de colisão com a Terra, o asteroide 2023 DZ2 tem uma chance de 1 pra 560 de vir a colidir com o nosso planeta nos próximos 100 anos.

Asteroide-próximo-da-terra-animação
Animação de um asteroide se aproximando da Terra.
Créditos: divulgação

Por ter um diâmetro de 64 metros, o asteroide 2023 DZ2 poderia causar um estrago considerável a nível local - muito maior do que ocorreu em Chelyabinsk na Rússia em 15 de fevereiro de 2013.

Por ser um asteroide recém descoberto, a tendência é de que novas observações venham a retirá-lo da lista de risco de colisão.

Vamos continuar acompanhando tudo sobre este asteroide. Qualquer novidade, traremos aqui pra vocês. Fiquem ligados!



Imagens: (capa-NASA) / NASA / JPL-Caltech / divulgação
17/03/2023


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

3 comentários:

  1. Bilhões e bilhões de anos que corpos celestes transitam entre planetas e nossa estrela. Às vezes são atraídos pela gravidade de gigantes gasosos ou até os demais planetas do sistema solar e mudam suas trajetórias, mas dificilmente entram em rota de colisão com a Terra e muitos mergulham no Sol. Vejo com naturalidade, pois depois de tanto tempo, os maiores tem trajetórias bem definidas e quase não oferecem riscos de choques catastróficos…..

    ResponderExcluir
  2. Isso é verdade e em que ano isso vai acontecer

    ResponderExcluir
  3. In Virginia, and particularly in Fairfax, driving recklessly can have dire repercussions, including steep fines, license suspension, and even jail time. To keep yourself and other drivers safe when driving, it's imperative that you follow the law.
    reckless driving virginia fairfax

    ResponderExcluir