NASA acaba de observar objeto que pode ser nave alienígena segundo Avi Loeb - Conheçam 2011 AG5

NASA acaba de observar objeto que pode ser nave alienígena segundo Avi Loeb - Conheçam 2011 AG5

Asteroide 2011 AG5 pode ser uma nave alienígena e ainda tem chance de colisão com a Terra

Mais uma polêmica com o renomado professor de Harvard, Avi Loeb, tem tudo pra ganhar a primeira página dos jornais. Segundo Avi Loeb, o asteroide 2011 AG5, que fez máxima aproximação com a Terra recentemente em  fevereiro de 2023, pode ser na verdade uma nave alienígena. Pois é.


O asteroide foi estudado pela NASA que utilizou o Goldstone Solar System Radar para observá-lo e entender melhor suas características e sua forma, até então desconhecida. As imagens foram feitas quando o objeto estava a uma distância de 2 milhões de km da Terra.

Como se não bastasse a nova polêmica sobre o asteroide 2011 AG5 ser uma nave alienígena, ele ainda tem uma chance (agora pequena) de colidir com o nosso planeta.


Sobre o asteroide 2011 AG5

Descoberto em 8 de janeiro de 2011 pelo Mt. Lemmon Survey no Arizona, EUA, o asteroide 2011 AG5 tem cerca de 140 metros de diâmetro. Logo após sua descoberta, os astrônomos notaram uma chance de colisão com o nosso planeta para fevereiro de 2040.

Asteroide 2011 AG5 registrado pelo Goldstone System Radar em fevereiro de 2023 - NASA
Asteroide 2011 AG5 registrado pelo Goldstone System Radar em fevereiro de 2023.
Créditos: NASA / JPL-Caltech

Após novas observações, o asteroide 2011 AG5 foi retirado da lista de risco, pois os astrônomos perceberam que não havia mais qualquer chance de impacto.


Posteriormente, o asteroide 2011 AG5 entrou novamente para a lista de risco, com uma chance de impacto com a Terra entre 2040 e 2047. A maior chance de impacto seria para o dia 5 de fevereiro de 2040, quando havia 1 chance pra 500 de colisão com o nosso planeta.


Mas e agora? O asteroide 2011 AG5 vai colidir com a Terra?

Com as observações recentes, como por exemplo utilizando o Goldstone System Radar, os astrônomos perceberam que a rotação do asteroide é lenta, de 9 horas. Além disso, a chance de colisão caiu em 10x, e agora, sabemos que apesar de ainda existir uma chance (ínfima) de colisão, é muito improvável que ela aconteça.


Mas porque o asteroide 2011 AG5 pode ser uma nave alienígena?

De acordo com o professor Avi Loeb, o formato alongado com comprimento de 600 metros (quase 5x maior que seu diâmetro) é esperado de naves alienígena. Além disso, sua trajetória teria sido alterada de forma artificial, e não foram erros matemáticos que colocaram e retiraram o asteroide de uma possível rota de colisão com a Terra.

Quando questionado que, diferente de 'Oumuamua (o primeiro objeto interestelar confirmado, e que também foi alvo de Avi Loeb como uma possível nave alienígena), ele disse que de fato, o asteroide 2011 AG5 não é um objeto interestelar, mas que facilmente poderia ter sido colocado aqui por uma civilização extraterrestre avançada.

Ainda de acordo com Avi Loeb, o asteroide 2011 AG5 passa pelos três planetas que orbitam o Sol na zona habitável: Vênus, Terra e Marte, e que isso não seria uma mera coincidência, pois a intenção de qualquer civilização avançada ao visitar um sistema seria justamente passar pelos objetos da zona habitável da mesma.

Órbita do asteroide 2011 AG5 em torno do Sol
Órbita do asteroide 2011 AG5 em torno do Sol.
Créditos: NASA / SBDB


Vamos confirmar essa afirmação?

Diferente de 'Oumuamua que foi descoberto quando já estava saindo do Sistema Solar, o asteroide 2011 AG5 tem uma órbita estável, e teremos inúmeras chances de estudá-lo.

'Oumuamua também pode ser estudado de perto, mas isso pode levar muito tempo. Apesar de ele estar agora em 2023 a uma distância equivalente a de Plutão, existe uma janela de lançamento em 2028 que permitiria lançar uma espaçonave que, através de uma estilingada gravitacional em Júpiter, poderia após 26 anos chegar em 'Oumuamua.


Ou seja: se tudo desse certo, poderíamos ver imagens feitas de pertinho mostrando 'Oumuamua por volta do ano de 2055. No caso de 2011 AG5, não devemos esperar tanto tempo.

Quem também apoia a ideia de Avi Loeb é o professor Graeme Smith, do Departamento de Astronomia e Astrofísica da Universidade da Califórnia.



Imagens: (capa-NASA) / NASA / JPL-Caltech / SBDB / divulgação
03/03/2023


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário