Foto real - pela 1ª vez estamos vendo o jato de um buraco negro supermassivo sendo lançado

Foto real - pela 1ª vez estamos vendo o jato de um buraco negro supermassivo sendo lançado

Voltamos para o buraco negro supermassivo M87* - mas agora temos mais detalhes

Em 2019 tivemos a chance de observar um buraco negro supermassivo pela primeira vez, no centro da galáxia M87. Agora, os telescópios foram apontados novamente pra essa região a fim de revelar detalhes ainda mais incríveis. Dessa vez, não vemos apenas o buraco negro central da galáxia M87 mas também o jato poderoso que está saindo dele.


A maioria das galáxias possui um buraco negro supermassivo em seu interior. Por engolirem muita matéria, às vezes podemos perceber jatos sendo lançados para o espaço - os jatos relativísticos.

Os cientistas não entendem perfeitamente como isso acontece, então precisaríamos olhar de perto. E foi isso que conseguimos fazer.

A nova imagem real feita por uma rede de telescópios espalhados no mundo todo, mostra o buraco negro supermassivo M87* expelindo seu jato poderoso para o espaço.

Imagem real de buraco negro supermassivo central M87*
Imagem real do buraco negro supermassivo central M87* expelindo seu jato relativístico.
Créditos: ESO / divulgação

A galáxia M87 está na constelação de Virgem a 55 milhões de anos-luz de distância. Seu buraco negro supermassivo (M87*) tem uma massa equivalente a 6,5 bilhões de vezes a massa do nosso Sol. Sim, isso é absurdo! Como comparação, o buraco negro supermassivo da Via Láctea, Sagittarius A*, tem uma massa de "apenas" 4,3 milhões de vezes a massa do Sol.

A rede de radio-telescópios conta com o GMVA (Global mm VLBI Array) com seus 14 radio telescópios espalhados entre Europa e América do Norte; ALMA (Atacama Large mm Sub-mm Array) com 66 antenas no deserto do Atacam no Chile, e com o GLT (Greenland Telescope). Com isso, cria-se um telescópio virtual do tamanho da Terra. Essa técnica de observação é chamada de interferômetro.


As observações foram feitas em 2018 mas só agora o resultado final da imagem foi liberado.

Diferente da imagem anterior do buraco negro supermassivo M87*, que foi feita no nível de onda de rádio de 1.3mm, dessa vez o nível de onda utilizado é mais longo, de 3.5mm - isso foi suficiente para revelar detalhes completamente diferentes da mesma região onde está localizado o buraco negro supermassivo M87*.

Os astrônomos estão ansiosos para fazer mais observações com interferômetro em buracos negros supermassivos, e revelar cada vez mais detalhes surpreendentes.



Imagens: (capa-ESO) / ESO / divulgação
27/04/2023


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário