Pela 1ª vez foi encontrado indício de água recente em Marte

Pela 1ª vez foi encontrado sinal de água recente em Marte

O rover Zhurong da China encontra pela 1ªvez indício de água recente na superfície de Marte

Ao analisar um grupo de quatro pequenas dunas em uma região próxima de seu local de pouso, em Utopia Planitia, o rover Zhurong encontrou camadas rachadas de 1,25cm à 3cm de espessura. Com seu espectrômetro induzido a laser, foi possível detectar uma abundância de minerais hidratados, como sulfatos, sílica, óxido de ferro e cloretos.


Estima-se que essa água tenha existido no passado recente de Marte, a cerca de apenas 400.000 anos atrás. Vale ressaltar que, de acordo com todos os estudos anteriores, Marte teria se tornado um planeta seco e inóspito há cerca de 3,5 bilhões de anos. 400 mil anos torna-se "o dia anterior" se compararmos com as outras descobertas.

As 4 colinas de 1 metro de altura em Utopia Planitia - local onde o rover Zhurong encontrou sinal de água recente em Marte
As 4 colinas de 1 metro de altura em Utopia Planitia - local onde o rover Zhurong encontrou sinal de água recente em Marte.
Créditos: CNSA / divulgação


Rios voadores em Marte?

Marte sofre uma forte inclinação de eixo a cada 124.000 anos, o que pode ter exposto sua calota polar e evaporado uma quantidade enorme de água que se espalhou pelo Planeta Vermelho.

Essa água cai em forma de gelo ou geada e se deposita por toda a superfície marciana. Os sais da areia de Marte derrete esse gelo, que por sua vez, deixa os minerais hidratados. Ao amanhecer, por volta das 06h00 do horário marciano, a água evapora, deixando pra trás seu vestígio em forma de crosta, que agora, acaba de ser detectado pelo rover chinês.


As dunas estão longe do polo norte de Marte, e têm entre 15 e 30 metros de comprimento, com cerca de 1 metro de altura - muito diferente dos 5,5 km de altura do Mt. Sharp, local de estudo do rover Curiosity, da NASA.

A descoberta teve ajuda de dados obtidos pelo orbitador Tianwen 1, também chinês. Suas observações puderam embasar o fato do gelo preso nos polos ter viajado na forma de vapor até a região onde os vestígios de água forma encontrados.

A China chegou em Marte com o rover Zhurong em maio de 2021, tornando-se o terceiro país a conseguir realizar um pouso controlado no Planeta Vermelho. Apesar de ser o último a chegar em Marte, a China chama a atenção mundial por essa descoberta de peso.


A descoberta de água recente em Marte deixou os cientistas chineses tão eufóricos que já se fala em uma nova missão para buscar sinais de vida microbiana em Marte - vida que seja tolerante ao sal, como podemos encontrar até mesmo aqui na Terra.

Poderia a China tornar-se o primeiro país a descobrir vida extraterrestre, desbancando os EUA que já está estudando Marte (de perto) há tanto tempo?!



Imagens: (capa-CNSA) / CNSA / divulgação
29/04/2023


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário