Betelgeuse está brilhando muito mais que o normal - ela pode explodir agora?

Betelgeuse está brilhando muito mais que o normal - ela pode explodir agora

Será que a estrela Betelgeuse pode explodir agora após aumento drástico de brilho?

Betelgeuse, a famosa estrela alaranjada a constelação de Orion, é uma estrela que está prestes a explodir em Supernova. Seu brilho atualizado é de 142% de seu brilho comum - ela passou de 10ª para a 7ª estrela mais brilhante do céu noturno!


Sim, Betelgeuse está brilhando muito. Ela ultrapassou as estrelas Achernar, Procyon e Rigel em brilho. O que explica essa reviravolta?

Em 2019 a estrela Betelgeuse chamou a atenção por perder muito o seu brilho, o que provocou a preocupação dos cientistas sobre uma iminente explosão de supernova.

Pouco depois Betelgeuse ganhou brilho novamente e voltou ao seu estado normal. O que teria causado sua perda de brilho teria sido uma nuvem espessa que estaria ofuscando o brilho da estrela supergigante.

Mas agora está acontecendo o oposto - Betelgeuse está ganhando brilho de forma abrupta. Neste momento (atualizado em 26 de maio de 2023) Betelgeuse está com 142% de seu brilho comum.

Brilho de Betelgeuse nos últimos 300 dias


Betelgeuse pode explodir agora?

De acordo com especialistas, Betelgeuse pode explodir a qualquer momento, mas esse a qualquer momento é em escala astronômica. A explosão de Betelgeuse como supernova pode acontecer a qualquer momento, seja agora (neste minuto) ou em qualquer momento dos próximos 100 mil anos.

Betelgeuse tem uma massa equivalente a 15x a massa do nosso Sol, e seu diâmetro varia de 550 a 920 vezes o diâmetro do Sol. Betelgeuse ganha e perde tamanho, o que confirma sua instabilidade e iminente explosão como supernova.


Por ter 15x a massa do Sol, a idade estimada de Betelgeuse é de 8 a 10 milhões de anos, e sua expectativa de vida é de 10 milhões de anos. Os indícios confirmam que a explosão pode ocorrer a qualquer momento, mas o maior indício de todos, de acordo com especialistas, é quando Betelgeuse quase desaparecer no céu noturno, perdendo seu brilho de forma inesperada e intensa - este sim será um dos últimos momentos de Betelgeuse. Até lá, continuamos monitorando.



Imagens: (capa-EHT) / EHT / divulgação
29/05/2023


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

5 comentários: