Eclipse Lunar Penumbral + Chuva de Meteoros Eta Aquáridas 2023

Eclipse Lunar Penumbral + Chuva de Meteoros Eta Aquáridas 2023

Serão dois eventos astronômicos separados por apenas algumas horas!

Nessa sexta-feira, 05 de maio de 2023, vão acontecer 2 eventos astronômicos - um Eclipse Lunar e uma chuva de meteoros. A chuva de meteoros está garantida, mas o que esperar do eclipse lunar? Vai ser um fiasco ou vale a pena observá-lo?


Um Eclipse Lunar Penumbral, como o próprio nome diz, acontece quando a Lua entra na sombra externa da Terra, a penumbra. Diferente da umbra, na penumbra não há ausência de luz. Por conta disso, a Lua Cheia apenas perderá um pouco do seu brilho.

De qualquer forma, o Eclipse Lunar Penumbral de 05 de maio de 2023 não poderá ser visto do Brasil. Este evento poderá ser observado da Oceania, Leste da África e Ásia.


Mas calma! Se o Eclipse Lunar Penumbral não é um evento astronômico muito empolgante, algumas horas depois, teremos uma chuva de meteoros significativa, e essa sim é imperdível.



Chuva de Meteoros Eta Aquáridas 2023

A chuva de meteoros Eta Aquáridas acontece todos os anos, entre os dias 21 de abril e 12 de maio, quando  a Terra passa pela esteira de detritos deixada pelo Cometa Halley. Porém, é na madrugada de 05 pra 06 de maio que acontece seu pico - momento em que a maior quantidade de meteoros poderá ser observada.

A chuva de meteoros Eta Aquáridas pode ser observada de todo o globo, mas é no hemisfério sul que temos a chance de observar uma quantidade maior de meteoros.


Geralmente, a chuva de meteoros Eta Aquáridas produz cerca de 50 meteoros por hora. Porém, a Lua estará na fase Cheia, ofuscando os meteoros mais tênues.

Com isso, de acordo com a IMO (Organização Internacional de Meteoros), podemos esperar por uma taxa de até 30 meteoros por hora no hemisfério sul, e 15 meteoros por hora no hemisfério norte.

Para observar a chuva de meteoros Eta Aquáridas, olhe na direção leste do céu a partir das 02h00 da madrugada pelo seu horário local. Conforme o horário avança, mais alto no céu estará o radiante, portanto, mais meteoros poderão ser vistos.

radiante da chuva de meteoros Eta Aquáridas
Radiante da chuva de meteoros Eta Aquáridas -região do céu onde os meteoros parecem se originar.
Créditos: STELLARIUM / divulgação

Procure observar a chuva de meteoros longe de grandes cidades (apesar da Eta Aquáridas também poder ser vista em céus bastante poluídos). Não olhe na direção da Lua - além de ser a direção errada durante a madrugada, a Lua irá te ofuscar, e assim, piorar a sua observação.

Não utilize binóculos ou telescópios. Os meteoros riscam o céu numa velocidade muito grande - apenas deite-se numa posição confortável e reserve um tempo para sua vista se acostumar com o escuro.


E a regra é clara: quanto mais estrelas você conseguir ver no céu, mais meteoros poderá observar.


AO VIVO - Chuva de Meteoros Eta Aquáridas 2023

Estremos ao vivo para acompanhar o pico da chuva de meteoros Eta Aquáridas 2023! A live acontece nessa sexta-feira, 05 de maio, e estará disponível logo abaixo:


Para participar do chat ao vivo, clique no vídeo para ser redirecionado(a) ao Youtube! Aproveite e se inscreva em nosso canal! Ative o sininho das notificações para não perder nenhum vídeo novo.

Desejamos bons céus e excelentes observações a todos!


Imagens: (capa-divulgação) / STELLARIUM / divulgação
05/05/2023


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário