Apontaram o Telescópio Espacial James Webb para Fomalhaut e descobriram algo incrível

Apontaram o Telescópio Espacial James Webb para Fomalhaut e descobriram algo incrível

A estrela Fomalhaut registrada pelo James Webb - anéis de formação planetária foram descobertos!

Se você é do tipo que gosta de admirar o céu estrelado, com certeza já olhou pra ela - Fomalhaut - uma estrela brilhante e fácil de ser vista em todo o hemisfério sul, mesmo em grandes cidades, na constelação do Peixe Austral.


Nessa época do ano (maio), a estrela Fomalhaut nasce por volta da 01h30 (local), mas é no inverno que ela domina os céus austrais.

O telescópio espacial Hubble, bem como o Spitzer, o ALMA, dentre outros, já haviam notado que a estrela Fomalhaut possuía um anel de poeira ao seu redor - o equivalente ao Cinturão de Kuiper do nosso Sistema Solar. Mas acreditava-se ser apenas isso.

Agora, o Telescópio Espacial James Webb mirou na estrela Fomalhaut, e o que ele observou deixou todos de boca aberta.

Anéis registrados em torno da estrela Fomalhaut pelo Telescópio Espacial James Webb - NASA - JWST
Anéis registrados em torno da estrela Fomalhaut pelo Telescópio Espacial James Webb.
Créditos: NASA / ESA / JWST

James Webb revelou outros dois anéis de poeira em torno de Fomalhaut - ambos mais internos do que aquele já visto pelo Hubble. O que está acontecendo por lá é a formação de um sistema como o nosso, com planetas e cinturão de asteroides. O estudo foi publicado na revista Nature Astronomy, e foi liderado por András Gaspar, da Universidade do Arizona.


A jovem estrela Fomalhaut está a uma distância de aproximadamente 25 anos-luz da Terra, e foi alvo do Telescópio Espacial James Webb, que com o instrumento MIRI (Mid-Infrared Instrument), conseguiu revelar detalhes em torno da estrela Fomalhaut que ninguém havia visto antes.

Além dos dois anéis que foram revelados, James Webb consegue registrar ainda uma bolha de poeira no anel externo - uma espécie de protuberância que pode ser o resultado de alguma colisão entre objetos como planetas.

Protuberância apelidada de Grande Nuvem de Poeira foi registrada no anel externo pelo Telescópio Espacial James Webb - NASA - ESA - JWST
Protuberância apelidada de Grande Nuvem de Poeira foi registrada no anel externo pelo Telescópio Espacial James Webb.
Créditos: NASA / ESA / JWST

Existe uma chance dessa protuberância, apelidado de "Great Dust Cloud" (Grande Nuvem de Poeira) ser na verdade uma galáxia de fundo. Por observar o Universo no infravermelho, James Webb consegue ver além de nuvens de poeira. Se a Grande Nuvem de Poeira realmente pertence ao anel de poeira externo de Fomalhaut, nas próximas observações ele terá mudado de posição.

Se confirmada a Grande Nuvem de Poeira como pertencente ao anel externo de Fomalhaut, então a explicação mais plausível seria a de uma colisão que arremessa material para todos os lados, criando uma bolha evidente no anel.


Isso já aconteceu antes. Em 2008, o Telescópio Espacial Hubble havia notado uma protuberância parecida no anel externo de Fomalhaut, porém, ela desapareceu em 2014. Na época, a explicação para o fenômeno foi a de uma colisão entre objetos grandes que faziam parte do anel.

Dessa vez, além de descobrir dois novos anéis, James Webb pode ter registrado mais um resultado de colisão acontecendo em torno de Fomalhaut. Mas dessa vez, o registro foi excepcionalmente mais nítido e com detalhes incríveis.



Imagens: (capa-STELLARIUM) / NASA / ESA / JWST
08/05/2023


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

4 comentários:

  1. Fascinante 👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  2. Eu vi ontem as 18:40 por ai.. Sou do Recife, ontem estava muito visível a olho nú, vim pesquisar e estou aqui, obrigado pelas informações, foi a maior estrela que já vi

    ResponderExcluir
  3. Simplesmente incrível!

    ResponderExcluir