Estrela explodiu e dá pra observar do quintal de casa com ajuda de telescópio - Supernova em M101

Estrela explodiu e dá pra observar do quintal de casa com ajuda de telescópio - Supernova em M101

Uma supernova brilhante na Galáxia do Cata-Vento - a melhor em mais de uma década!

Era dia 19 de maio, sexta-feira. Faltavam 4 minutos para a meia-noite, quando o astrônomo Koichi Itagaki reportou uma possível explosão de supernova na galáxia M101. Em seguida, astrônomos usando o telescópio Liverpool de 2 metros confirmaram - aconteceu a explosão de supernova mais intensa da década!


O evento intitulado SN 2023ixf aconteceu na galáxia do Cata-Vento. Trata-se de uma supernova do tipo 2, quando uma estrela de muita massa chega no fim de sua vida após fundir elementos muito pesados. Ela não aguenta o peso sobre seu núcleo, e colapsa, fazendo com que o material ricocheteie no núcleo e a explosão de supernova acontece, liberando a mesma energia que 10 bilhões de estrelas.

Supernova galáxia M101 em maio de 2023 - Steven Bellavia - Nova York
2 registros da galáxia M101 - um em 21 de abril de 2023 e outro em 21 de maio de 2023 - mostram o antes e o depois da explosão de Supernova.
Créditos: Steven Bellavia / divulgação

Calcula-se que a estrela progenitora dessa supernova tinha uma massa de 15x a massa do nosso Sol, e se colocada no lugar da nossa estrela, teria um diâmetro que iria além da órbita de Marte (justamente por estar na fase de supergigante, o que precede a explosão).


E é isso que estamos vendo agora! A explosão de supernova que aconteceu na Galáxia do Cata-Vento a uma distância de 21 milhões de anos-luz.



Como observar a supernova em M101 do quintal de casa?

Para observar essa supernova (que desde o dia 19 pode ser vista) precisamos de um pequeno telescópio.

A galáxia M101 está na região da constelação da Ursa Maior, portanto é melhor visível do hemisfério norte, apesar de também poder ser vista do hemisfério sul (porém aqui, muito próximo do horizonte norte, não tão alta no céu).

Galáxia do Cata-Vento M101 próximo do horizonte norte às 22h00 local
Galáxia do Cata-Vento (M101) próximo do horizonte norte às 22h00 local.
Este é o momento em que a galáxia M101 está em seu ponto mais alto do céu para um observador do hemisfério sul nessa época do ano (maio).
Créditos: STELLARIUM / divulgação

Com pequenos telescópios, conseguimos identificar pelo menos 6 braços espirais bem marcados da galáxia M101, porém, seu tamanho aparente no céu é pequeno, correspondendo a apenas cerca de 1/3 do diâmetro da Lua Cheia.

A morte da estrela após a explosão de supernova deu origem a um buraco negro, já que estrelas com mais de 10x a massa do Sol resultam em buracos negros. Além disso, a região onde a explosão aconteceu é repleta de nebulosas. Essa explosão não apenas lançou para o espaço elementos pesados de todos os tipos, como também serviu de gatilho para a formação de milhares de estrelas, já que o golpe de uma explosão de supernova em nuvens de gás e poeira fazem com que o material comece a se aglutinar e com isso, a formar estrelas e novos sistemas.

Desde o ano de 1900 já aconteceram 5 supernovas apenas na Galáxia do Cata-Vento. Como comparação, na Via Láctea não aconteceu nenhuma explosão de supernova nos últimos 400 anos.

Vale ressaltar: a Galáxia M101 tem de 2 à 10x mais estrelas do que a nossa galáxia, a Via Láctea.

A próxima supernova da nossa galáxia pode ser a explosão da estrela Betelgeuse, ou da estrela V Sagittae... De qualquer forma, estamos prestes a presenciar uma supernova aqui, na Via Láctea. Quando? Ninguém sabe ao certo, mas pode não demorar tanto...


Imagens: (capa-james McCarthy) / Stevem Bellavia / STELLARIUM / divulgação
23/05/2023


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

3 comentários:

  1. Como isto é fascinante. Deus é prefeito em toda sua obra. Os céus declaram sua glória!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe a 'Anônima" necessidade de especificação. Enlil, Enki, a irmã dos dois, ou os filhos que os dois fizeram nela?

      Excluir