Meteorito que atingiu casa em New Jersey nos EUA pode ser pedaço do Cometa Halley

Meteorito que atingiu casa em New Jersey nos EUA pode ser pedaço do Cometa Halley

Departamento de polícia local liberou nota oficial - pode mesmo ser pedaço do famoso cometa Halley?! 


No último dia 08 de maio, um meteorito atingiu uma casa em New Jersey, nos EUA. O fato ocorreu por volta das 13h00 do horário local.


A polícia local foi acionada, e um relatório foi publicado pela HTPD - Hopewell Township Police Department. Nele, a rocha espacial é descrita com diâmetro de 10x15 cm. Havia pessoas na casa no momento em que o meteorito atingiu o telhado, porém, ninguém ficou ferido.


Pode ser um pedaço do Cometa Halley (mas é difícil)

No relatório da polícia local, é aventada a possibilidade do meteorito ser um fragmento do cometa Halley, já que estamos em meio à chuva de meteoros Eta Aquáridas.

Meteorito que atingiu casa em New Jersey nos EUA
Meteorito que atingiu casa em New Jersey nos EUA.
Créditos: divulgação

A chuva de meteoros Eta Aquáridas é uma das 2 chuvas de meteoros provenientes de fragmentos deixados pelo cometa Halley que o planeta Terra encontra todos os anos, sempre na mesma época. A chuva de meteoros Orionidas também é o resultado dos fragmetnos do cometa Halley, e acontece em outubro.


Porém, no reporte da polícia, não fica claro quanto a investigação, se ela foi ou não conclusiva. Diz apenas que ela está em andamento.

Nota oficial da polícia local sobre meteorito que atingiu casa em New Jersey nos EUA - divulgação
Nota oficial da polícia local HTPD sobre meteorito que atingiu casa em New Jersey nos EUA.
Créditos: HTPD / divulgação

Para se confirmar se este meteorito é mesmo um pedaço do cometa Halley, precisaríamos conhecer sua composição (feita em laboratório) e além disso, saber exatamente a trajetória da rocha espacial, ou seja, do meteoro que riscou o céu antes de cair na forma de meteorito nesta casa em New Jersey.

O que torna difícil o fato deste meteorito ser um pedaço do Cometa Halley, é que ele caiu na casa às 13h00 pelo horário local - neste horário, o radiante (região do céu onde os meteoros parecem se originar) da chuva Eta Aquáridas, não estava acima do horizonte.


E se você ficou assustado(a) com a possibilidade de um meteorito cair na sua casa, ou até mesmo, em você, fique calmo(a)! Matematicamente falando, a chance de um meteorito atingir um ponto qualquer de 1.000 km/2 em torno de sua posição no globo é de 1 pra 510.000.

Já a chance de um meteorito atingir você (ou qualquer outra pessoa em específico) é de 1 pra 765.000.000.

Como comparação, a chance de você ganhar na loteria, matematicamente falando, é de 1 pra 13.000.000. Portanto, é mais fácil você ganhar na loteria algumas dezenas de vezes seguidas do que um meteorito cair em você.


Imagens: (capa-divulgação) / HTPD / divulgação
12/05/2023


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário