Isso foi fotografado do Chile e pode passar pelo Brasil - conheçam o intrigante balão SuperBIT

balão telescópio superbit da NASA

A foto feita por Erwin Enrique Sandoval no Chile intrigou muita gente - mas o que é esse balão gigante no céu?

Imagine você estar olhando pro céu e de repente você avista esse objeto gigante em forma de balão - qual seria a sua reação? Seria um balão chinês? Um OVNI? Ou como recentemente são chamados - um UAP?


A foto feita por Erwin Enrique Sandoval, de Coyhaique, no Chile, intrigou muita gente, e mostra esse balão que é maior do que um campo de futebol à deriva, no céu. Não - isso não é um OVNi ou UAP, mas sim algo ainda mais intrigante!

O balão chamado SuperBIT (Ballon-Borne Imaging Telescope), é um teste da NASA para observar o espaço. Sim, ele pode observar o espaço com um poder incrível, e fazer observações ao nível do Telescópio Espacial Hubble.

O balão SuperBIT fica na estratosfera, a uma altitude de 32km, acima de 99,2% da atmosfera. Com isso, ele pode observar o Universo mesmo durante o dia, já que acima dele o "céu" ainda é escuro independente do horário.


Seu campo de observação é na luz visível, porém ele enxerga muito mais que nossos olhos - desde próximo do infravermelho, passando por toda a faixa da luz visível e chegando próximo do ultravioleta, na outra extremidade. O resultado são imagens de tirar o fôlego.

Galáxias registradas pelo balão SuperBIT da NASA - à esquerda vemos a galáxia M83 e à direita a galáxia M104 - NASA
Galáxias registradas pelo balão SuperBIT da NASA.
À esquerda vemos a galáxia M83 e à direita a galáxia M104 (Galáxia do Sombrero).
Créditos: NASA


Como um balão-telescópio pode observar o Universo?

A princípio, um balão à deriva não parece ser a melhor ideia para se ter estabilidade durante uma observação telescópica, porém, o SuperBIT tem uma precisão milimétrica.


Como analogia, sua capacidade de estabilidade permitiria que colocássemos uma agulha no topo de um prédio, nos afastarmos 2,5 km e ainda assim, manter um objeto minúsculo dentro dos limites da ponta da agulha por 60 minutos seguidos.

Lançado em 16 de abril de 2023, a partir de Wānaka, na Nova Zelândia, o objetivo da NASA com o balão SuperBIT é o de descobrir sinais de matéria escura em aglomerados de galáxias, além de claro, testar a capacidade de balões-telescópios poderem substituir telescópios espaciais, como o Hubble.

O balão SuperBIT está no extremo sul do globo, e pode passar pelo Brasil em breve. É possível rastrear sua posição no globo clicando aqui.

Então se você avistar um balão gigantesco no céu da sua cidade, antes de pensar na possibilidade de OVNIs ou UAPs, você pode estar apenas vendo o mais recente e promissor teste da NASA sobre observação do espaço!



Imagens: (capa-Erwin Enrique Sandoval) / NASA / divulgação
11/05/2023


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário