Uma visão rara em 17/05 - encontro celeste entre Lua e Júpiter ganhará um convidado especial

Uma visão rara em 17-05 - encontro celeste entre Lua e Júpiter ganhará um convidado especial

Como se não bastasse um belíssimo encontro celeste entre Lua e Júpiter, o Telescópio Espacial Hubble ainda vai dar seu ar da graça

Nas primeiras horas do dia 17 de maio, teremos um belíssimo encontro celeste que poderá ser visto de todo o globo: Lua e Júpiter se encontram, e em algumas partes do mundo, estarão tão colados que até mesmo uma ocultação deve acontecer.


Pois é: Júpiter se esconderá atrás da Lua que, por sua vez, estará apenas 5% iluminada. Se você estiver em Tucson, nos EUA, você verá essa ocultação. Já aqui no Brasil, a ocultação de Júpiter pela Lua não poderá ser vista, mas teremos um espetáculo à parte.

Na maior parte do Brasil, o Telescópio Espacial Hubble estará passando exatamente durante a conjunção entre Lua e Júpiter - um show à parte!


Lua e Júpiter estarão nascendo juntos na direção leste por volta das 04h30 da manhã (horário local). Já a passagem do Telescópio Espacial Hubble acontecerá em São Paulo, por exemplo, às 05h33. O horário pode sofrer variação dependendo da cidade em que irá observar.


Em São Paulo, Rio de Janeiro e outras regiões próximas, a passagem do Telescópio Espacial Hubble não apenas acontecerá no momento da conjunção, antes do Sol nascer, como acontecerá "entre" a conjunção, passando exatamente entre a Lua e Júpiter. Será simplesmente magnífico!

Se você é do tipo que acorda muito cedo, ou que dorme muito tarde, não perca essa chance única de observar uma conjunção incrível entre Lua e Júpiter, e com um bônus da passagem do Telescópio Espacial Hubble.


Imagens: (capa-ilustração) / divulgação
16/05/2023


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

2 comentários:

  1. Acordo sempre muito cedo e hoje fui agraciado com essa visão maravilhosa. Estava lindo ver a Lua juntamente com Júpiter quando notei a passagem entre eles, achei que fosse um satélite qualquer, mas uma visão do Hubble... demais.

    ResponderExcluir
  2. Eu baixei o estrelárium show

    ResponderExcluir