Urgente - Estação Espacial Internacional vai brilhar mais do que as estrelas nos céus do Brasil hoje 09 de maio de 2023

Urgente - Estação Espacial Internacional vai brilhar mais do que as estrelas nos céus do Brasil hoje 09 de maio de 2023

Olhem pro céu durante e após o pôr-do-Sol de hoje, 09 de maio

Hoje, dia 09 de maio de 2023, fique atento logo durante o pôr-do-Sol, pois teremos algo incrível para observar riscando os céus de todo o Brasil.


A Estação Espacial Internacional fará uma passagem excepcional, com brilho absurdo - mais forte do que qualquer estrela! Em alguns lugares do Brasil, sua magnitude aparente chegará próximo dos -5. Para se ter uma ideia, esse é o brilho de Vênus (-4,3). Lembrando que quanto menor o valor, mais brilhante é o objeto.

Como exemplo, vamos falar sobre sua passagem pelo estado de São Paulo. A Estação Espacial Internacional vai surgir no horizonte sudoeste às 18h15, atingindo seu ápice ás 18h19 (no alto do céu à noroeste), e desaparecendo no horizonte nordeste às 18h22.


O horário de observação pode sofrer variação de minutos dependendo do seu estado, portanto, fique de olho logo durante o pôr-do-Sol, ou confira diretamente no site do Heavens-Above a partir de sua cidade.


Nem sempre a Estação Espacial Internacional brilha tanto assim. Para que isso aconteça, ela deve passar sobre o Brasil no horário certo, no ângulo certo e refletindo a luz do Sol para que possamos observá-la. na maioria das vezes que ocorre sua passagem, seu brilho é muito menor.

As próximas passagens da Estação Espacial Internacional que poderão ser vistas com este brilho serão em 16, 18 e 19 de maio. Nem todas elas poderão ser vistas de todo o Brasil.

Outros satélites também podem ser vistos cruzando os céus, mas nenhum deles tem o brilho equiparado ao da Estação Espacial Internacional (com exceção do Telescópio Espacial Hubble).

E poderemos ter transmissão ao vivo, mostrando a Estação Espacial Internacional de São Paulo a partir de telescópio! Pra isso, precisamos de um céu limpo, sem nuvens. Se tudo der certo, a live acontecerá em nosso canal no Youtube.


Imagens: (capa-ilustração) / divulgação
09/05/2023


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário