China manobra objeto estranho na órbita da Terra com seu avião espacial secreto

China manobra objeto estranho na órbita da Terra com seu avião espacial secreto

China coloca e retira objeto da órbita da Terra em missão secreta - o que foi isso?

A China enviou um avião espacial secreto para orbitar a Terra, e parece ter colocado e retirado um satélite da órbita da Terra. Mas como eles fizeram isso? E que satélite seria esse?


Em agosto de 2022, a China enviou mais uma vez seu avião espacial para um teste de alguns meses. Em outubro, foi detectado um novo objeto em órbita da Terra (além do avião espacial chinês). Em seguida, no mês de janeiro, esse objeto estranho que estava orbitando o nosso planeta, despareceu novamente.

Apesar da missão ser altamente sigilosa, o CSIS (Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais) - uma organização de pesquisa localizada em Washington, nos EUA, conseguiu detectar algumas manobras. O astrofísico e especialistas em objetos na órbita da Terra, Jonathan McDwoell, também monitorou a atividade do avião espacial chinês, bem como o surgimento do satélite estranho, através de dados da Força Espacial dos EUA.

O que eles descobriram até agora e que faz mais sentido:

  • agosto de 2022: a China lança o avião espacial
  • outubro de 2022: objeto estranho surge orbitando a Terra
  • janeiro de 2023: objeto estranho desaparece
  • março de 2023: objeto estranho ressurge
  • maio de 2023: avião espacial retorna pra Terra

A suspeita é de que o avião espacial da China tenha um braço robótico de 5 metros, como o que foi utilizado em fase de teste na estação espacial chinesa Tiangong em agosto de 2022.


O avião espacial da China, em si, ninguém sabe como é. Seu lançamento foi detectado algumas vezes, porém, não temos conhecimento de sua aparência ou capacidade. Tudo indica que ele seria parecido com o avião espacial dos EUA - um Boeing X-37B, que tem 8,8m de comprimento, 2,9m de altura, e pesa 4,5 toneladas.

Seu primeiro voo possivelmente aconteceu em setembro de 2020, quando passou 2 dias em órbita.

O avião espacial atual funciona como o antigo ônibus espacial, mas com vantagens: ele é bem menor, e não é tripulado (operado remotamente).


A missão mais recente do avião espacial da China foi essa com lançamento em agosto de 2022 e retorno agora em maio de 2023. O intuito da missão, bem como qualquer informação, é mantido em total sigilo pela China.



Imagens: (capa-ilustração) / divulgação
15/09/2023


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

2 comentários:

  1. Não vi nada estranho, os chineses sempre foram discretos. E estão certos, os governos dos EUA não são confiáveis e eles jamais compartilhariam o intuito de uma missão sigilosa com a China. Tudo normal. Ótimo site e sigo também no Youtube.

    ResponderExcluir
  2. Ninguém sabe o qye a China planeja. Isso é assustador!

    ResponderExcluir