Aconteceu a maior explosão solar de radiação dos últimos anos - tempestade solar a caminho!

Aconteceu a maior explosão solar de radiação dos últimos anos - tempestade solar a caminho!

Uma longa tempestade solar de nível G2 é esperada para os dias 16 e 17 de dezembro!

Acaba de acontecer em 14 de dezembro de 2023 a maior explosão solar do ciclo solar 25. O flare de radiação atingiu classe X2.8 - considerado extremo em uma escala que vai de B, C, M e X. 


Logo após a explosão de radiação, um blecaute de rádio afetou todo o lado diurno do nosso planeta - exatamente acima do Brasil bem como de toda a América do Sul, causando blecaute de rádio e interferências de comunicação.


Como se não bastasse, a explosão de radiação desencadeou ainda uma Ejeção de Massa Coronal, que não deveria ser direcionada pra Terra, mas por ter sido muito grande e ter muito material sendo ejetado para todos os lados, teremos um impacto no campo magnético do nosso planeta entre os dias 16 e 17 de dezembro, causando uma tempestade geomagnética cujo nível (que vai de G1 à G5) pode chegar em G2.


A mancha solar 3514, responsável por essa que foi a maior explosão de radiação do ciclo solar atual e que lançou uma ejeção de massa coronal em seguida, continua a brilhar hoje com um forte evento de classe M7. Veja que mesmo após a grande explosão de radiação de classe X2.8 de ontem, ainda existe muita energia sendo liberada pelo Sol, sobretudo pela região ativa AR3514 que tem campo magnético Beta-Gama (um pouco complexo e que pode produzir novas explosões).

A erupção de classe X de 14 de dezembro foi a erupção mais forte do Ciclo Solar 25 (até agora) e a erupção mais poderosa que o Sol produziu desde as grandes tempestades de setembro de 2017.


As modelagens do clima espacial ainda estão incompletas e não parecem ter sido atualizadas. Muita informação ainda não consta nos modelos em 3D. Talvez os cientistas estejam confusos ou não há um consenso sobre qual será o impacto desse material solar atingindo a Terra nos próximos dias. Mas de uma coisa sabemos: podemos esperar por uma tempestade geomagnética de nível G2 (ou talvez um pouco maior).

Vale lembrar que apesar da região ativa estar praticamente indo embora no limbo oeste do Sol, em aproximadamente 15 dias ela vai ressurgir no limbo leste e novamente ficará de frente pra Terra depois disso. Ela se mostra capaz de produzir muitas explosões de radiação, e ela não é a única.

Continuaremos de olho na atividade solar.



Imagens: (capa-divulgação) / NOAA / divulgação
15/12/2023


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

3 comentários:

  1. Faz bem quem montar um kit de sobrevivência para surtos solares.

    ResponderExcluir
  2. Mind-blowing solar radiation explosion! This blog unveils the recent X2.8-class solar flare, triggering radio blackouts and a controversial 'white sun.' Brace for impact as a G2-level solar storm approaches
    Driving Without A License In New Jersey

    ResponderExcluir
  3. The article "Ocorrência da Maior Explosão Solar de [Ano]" provides a fascinating view of a significant solar explosion in a certain year. It contextualizes the event within the broad astronomical context, highlighting its importance and impact on the study of the Sun and the outer space. The article details the event's details, including its magnitude, duration, and observed effects on Earth. It also explores the causes and processes of the explosion, including solar activity, flares, coronal mass explosions, and its potential impact on Earth. The article also includes images, visualizations, and insights from specialists in solar astrology, providing a deeper understanding of the event. The article concludes with a reflexive reflection on the event's importance and its broad implications for the study of the Sun and outer space.
    big truck accident attorney

    ResponderExcluir