O Sol ficou branco?! Sim - e uma grande polêmica está deixando as pessoas inconformadas na internet!

O Sol ficou branco - Sim - e uma grande polêmica está deixando as pessoas inconformadas na internet!

Você também tem a lembrança de que o Sol era mais amarelo quando você era criança?

Uma grande polêmica surgiu nas redes sociais após internautas afirmarem que, quando eram mais jovens, o Sol era amarelo e agora se tornou branco. O mais interessante é que muitas pessoas concordaram, afirmando que, de fato, nos anos de 1980 até meados de 1990, o Sol era mesmo mais amarelo do que é hoje. Agora a parte mais inusitada dessa história é que, provavelmente, isso é verdade!


Tudo começou com uma postagem de um usuário chamado Stew Peters, que no X (antigo Twitter) afirmou que a Lua Cheia estava visível no céu durante o dia - "isso não deveria estar acontecendo", dizia ele no título de uma imagem que mostrava a Lua quase na fase Cheia em plena luz do dia.


De fato, a Lua pode ser vista no céu durante o dia quando está nas fases novas e crescente. Mesmo um ou dois dias antes e depois da fase Cheia, quando a Lua já está com a maior parte de sua face voltada pra Terra iluminada, ela pode ser vista ou no fim do dia, ou no início do dia. Isso é normal e já falamos sobre isso em nosso canal no vídeo "Por que a Lua aparece no céu durante o dia?".

Em seguida, o assunto ganhou uma nova pauta: o Sol. Usuários começaram a postar fotos da nossa estrela feitas do quintal de casa, da varanda, da sacada - fotos sendo feitas em tempo real - com mensagens do tipo "Quando eu era mais nova, o Sol não era branco dessa forma" - ou "o Sol ficou branco? Alguém percebeu essa mudança nos últimos anos?".

E por mais estranho que pareça, essas pessoas estão dizendo a verdade. O Sol era mesmo mais amarelo há algumas décadas - ou pelo menos, aparentava ter uma cor mais amarelada.


Na verdade, o Sol emite radiação em todos os níveis de onda do espectro eletromagnético - do rádio, passando pela luz visível até chegar no raio gama. Na luz visível, o Sol emite radiação em todas as cores. Com isso, a aparência do Sol no espaço é branca.


Já na Terra, o Sol ganha um aspecto amarelado, alaranjado ou até mesmo avermelhado, dependendo das condições. A atmosfera da Terra filtra melhor a faixa azul do espectro - por isso o céu é azul. O resultado disso é que sobram as cores da faixa vermelha - amarelo, laranja e o próprio vermelho.

Portanto, quanto mais atmosfera a luz do Sol tem que atravessar - como é o caso de quando o Sol está se pondo ou nascendo - mais puxado para o vermelho será a sua cor.

Histórico de emissão de gases poluentes e o motivo do Sol ter ficado mais branco ultimamente
Histórico de emissão de gases poluentes e o motivo do Sol ter ficado mais branco ultimamente.
Créditos: FORSCenter / divulgação

Mas por que o Sol era mais amarelo antes? Pois é. Entre os anos de 1980 e 1990, houve um grande pico de emissão de poluentes. Com isso, o ar mais poluído faz com que o Sol ganhe a cor amarela, mesmo quando ele está no alto do céu e a camada de atmosfera é mais tênue.

Então, se você tem a impressão de que antigamente o Sol era mais amarelo e agora está mais branco, saiba que você não está ficando maluco(a), e muitas pessoas tem essa mesma memória - e ela está certa!



Imagens: (capa-divulgação) / FORSCenter / divulgação
08/12/2023


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

7 comentários:

  1. É possível que em 2024 tenhamos uma ameaça cósmica vinda do Sol, nosso amigo Sol?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estão esperando uma tempestade solar no melhor estilo Carrington. Os periféricos humanos de smatphones entrarão em desespero. Histeria coletiva. Psiquiatras e psicólogos poderão faturar muito neste período.

      Excluir
    2. Pois é, Pé de Ganso.
      Eu estou guardando alguns HDs, peças sobressalentes, unidades flash, códigos fonte, drivers de dispositivos, baterias, coleções de animes, geradores, lap tops, ISOs de sistemas operacionais e softwares dentro de uma caixa de metal blindada contra radiação cósmica no subsolo para protegê-los do surto solar que está agendado para 2024.

      Excluir
    3. Já tirei os meus LPs de 33 1/3 RPM da naftalina e dei uma recauchutada no meu Gradiente 630 S. Aconselho a investir em equipamentos valvulados, pois são mais resistentes a pulsos eletromagnéticos (chips fritam na hora).

      Excluir
  2. Usa Sananga, Prof. Lunático. Descalcifica a pineal e abre a visão...

    ResponderExcluir
  3. Eu, estou fora do grupo dos impressionados, pois sempre ví a linda estrela prateada do ceu e periodos de calor sempre prateada e luminosa .
    Quando o Sol se põe ai sim, ele vai pegando uns douros e tons vermelhos.

    ResponderExcluir